82% das lavouras de milho 2ª safra apresentam bom desenvolvimento na região, aponta Deral

Mesmo com as chuvas, que diminuíram em toda a região, nos últimos dias, a maior parte das lavouras de milho 2ª safra 2023/24 apresenta boas condições de desenvolvimento na região de Campo Mourão, conforme o boletim semanal, divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), núcleo de Campo Mourão, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab).

Na Comcam foram semeados 338 mil hectares do grão. Conforme boletim informativo, 82% apresentam boas condições de desenvolvimento; 16%, condições médias; e 2% estão em situação ruim, sentindo a escassez de água. Por outro lado, a diminuição da temperatura vem amenizando a situação de estiagem. Os dados são referentes aos dias 5 a 11 deste mês. Do total de milho segunda safra semeado na região, 97% estão na fase de desenvolvimento vegetativo e 3% no estágio de floração.

Em nível de Estado, conforme o analista do Deral-Paraná, Edmar Wardensk Gervasio, nos últimos dias observou-se no campo uma piora significativa nas condições das lavouras da segunda safra de milho. De acordo com ele, há 15 dias, dos 2,4 milhões de hectares plantados, 86% tinham condições boas no campo, porém, atualmente, este percentual caiu para 72%, 14 pontos a menos. “Também a área em condição ruim saltou de 2 pontos para 8 pontos percentuais nesta semana. Já a área em condição mediana representa 20% do total, neste momento”, pontuou Gervásio no Boletim Conjuntural, divulgado nessa quinta-feira (11), pelo Deral.

Gervásio ressaltou que no fim da semana passada ocorreram chuvas em boa parte do Estado e há previsões para os próximos dias, possibilitando que haja uma estabilização das condições das lavouras. “Contudo já há perdas irreversíveis no campo”, adiantou.

Na região de Campo Mourão, o Deral estima uma produtividade de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de milho. A título de Paraná, o esperado são 14,4 milhões de toneladas. Porém, este número deve ser ‘rebaixado’ por perdas irreversíveis já registradas em algumas regiões do Estado.