Campo Mourão recebe ‘Operação Mulher Segura’ lançada pela Sesp/PR

No início desta semana, Campo Mourão recebeu a “Operação Mulher Segura”, de combate à violência doméstica, proposta pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp/PR) para todo o estado. O lançamento aconteceu no 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e reuniu representantes da Delegacia da Mulher, do 11º BPM, da 16º Subdivisão Policial, da Polícia Científica, da prefeitura, do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) e do Conselho Tutelar. Os trabalhos na operação são realizados de forma conjunta entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e outras instituições.

Esse é um dos eixos que fazem parte da “Operação Vida”, lançada, em todo o estado, em março. A Operação Mulher Segura, além do cumprimento de mandados em aberto relativos aos crimes de violência doméstica, feminicídio, estupro, mandados civis de pensão alimentícia, visitas aos envolvidos após a ocorrência do delito de violência doméstica, também tem cunho educativo. “Prevê a promoção de eventos com ciclos de palestras”, comenta a delegada da Delegacia da Mulher, Luiza Perez Moraes, ao acrescentar que toda a rede de proteção do município estará envolvida nas ações de conscientização propostas.

Operação Vida

Conforme explicou a delegada, além da Operação Mulher Segura, outro eixo que envolve a Operação Vida é a Operação Cidade Segura, buscando reduzir índices de crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas e demais crimes conexos. As ações, que serão realizadas em todo o Paraná até setembro, têm como objetivo intensificar o policiamento ostensivo, com ações preventivas e repressivas.

Para isso, serão intensificados: cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, ações investigativas, patrulhamentos, bloqueios de trânsito, bloqueios táticos, saturação de área, abordagens policiais, fiscalizações de veículos e pessoas que se deslocam nas principais vias urbanas e rurais e áreas de maior circulação de pessoas e de maior incidência criminal, bem como campanhas educativas e orientativas.