AACM solicita à gestão pública contratação de mais profissionais para tratamento de crianças autistas
Com a intenção de assegurar os direitos de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Associação Amigos do Autista de Campo Mourão (AACM) participou de uma reunião, nessa terça-feira (26), com o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, a vice-prefeita, Fátima Nunes, a secretária da saúde, Camila Kravicz Corchak, e a represente do Ampara, Lilian Fátima Gonçalves Soares. Na ocasião, foi entregue um pedido de realização de concurso público para contratação de profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia, buscando reduzir o tempo de espera no acesso aos atendimentos dessas terapias.
Atualmente, os responsáveis por fazerem atendimentos de saúde para autistas em Campo Mourão, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são o Ampara e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Conforme membros da AACM, associação que luta pela defesa de garantia de direitos das pessoas com TEA no município, hoje a fila de espera para atendimentos está demorando cerca de 1 ano.
Como os serviços de saúde à população autista são garantidos pela Lei nº 12764 de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, a associação foi em busca da administração municipal para intermediar a garantia desses direitos.
Diante do problema apresentado, o prefeito se comprometeu com a realização de concurso público para chamamento de tais profissionais, demonstrando estar disposto a contribuir com redução do tempo nas filas de espera. Tezelli propôs, ainda, a criação de um espaço maior para o atendimento aos autistas.
Para isso, a AACM também se comprometeu a divulgar o edital, a fim de atingir o maior número de profissionais das áreas mencionadas. A associação também realizará capacitação dos profissionais para atendimento especializado, dialogando com a gestão, sempre que preciso, como representante da comunidade dos autistas e dos familiares deles em Campo Mourão.