Abertura dos 28º Jocopar teve homenagem a Valdir Corral

Um dos momentos marcados pela forte emoção no cerimonial de abertura dos 28º Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar), na noite desta sexta-feira (11/11), em Campo Mourão, foi a homenagem póstuma prestada a Valdir Corral. Com uma vida dedicada à contabilidade, ele faleceu prematuramente vitima de acidente de trânsito quando era presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (SinConCam).

Na cerimônia, coube ao filho do homenageado, o jovem Valdir Corral Júnior, entrar no recinto com a tocha olímpica e acender a pira. Presentes também estavam a mãe do saudoso Valdir Corral (sra. Ermelinda Corral), a esposa (Natália Aparecida Mendes Corral), a filha (Lívia Corral) e o cunhador (Leandro Cordeiro Mendes). A homenagem foi demoradamente aplaudida por todas as delegações.

Entre as suas paixões estavam à família, a contabilidade e o esporte. A homenagem no evento que reuniu contabilistas e familiares de todo o estado ganhou contornos especiais porque um dos sonhos acalentados com grande carinho por ele era justamente sediar a realização do Jocopar em Campo Mourão, recebendo profissionais de todo o estado em sua cidade. Campo Mourão já havia sido a anfitriã da competição em 1999.

Quando Valdir Corral foi eleito presidente do Sinconcam, no final de 2019, uma das metas estabelecidas pela nova diretoria era justamente realizar a tradicional competição – uma vez mais – em Campo Mourão. A meta foi alcançada, mas uma fatalidade o impediu de estar à frente do Jocopar/2022. No dia 21 de julho de 2021, por volta do meio-dia, quando trafegava com sua moto no centro de Campo Mourão, foi atingido por um carro que invadiu a preferencial. Com graves lesões, depois de três dias de aguerrida luta num leito de UTI, ele faleceu.

Ao longo dos anos em que atuou na contabilidade, Corral participou de praticamente todas as edições dos Jocopar. Sua última participação foi em 2019, quando a competição foi realizada no litoral paranaense.

Currículo

Filho de Pedro Corral (in memoriam) e Ermelina Joseja Coral, Valdir Corral nasceu no dia 20 de novembro 1967, em Luiziana (PR). E a contabilidade estava escrita efetivamente na sua vida. Seu primeiro emprego, aos 20 anos, foi no Escritório de Contabilidade Contheo, onde trabalhou como Auxiliar de Escritório por dois anos e 11 meses.

Em seguida, o homenageado teve uma rápida passagem pelo Ferro Velho Promaco, onde trabalhou por cinco meses na função de Auxiliar de Escritório. Em março de 1992, retornou ao Escritório de Contabilidade Contheo. No mês de agosto do mesmo ano se formou em Ciências Contábeis, pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – Fecilcam (hoje Universidade Estadual do Paraná – Unespar). Permaneceu no Escritório Contheo até setembro de 2002. Somando a primeira e a segunda passagem pela empresa, foram 13 anos e cinco meses.

Valdir Corral acabou fazendo uma sólida amizade com o também contabilista Nestor Ocimar Bisi. E em outubro de 2002 iniciou seu último vínculo empregatício, no Bisi Escritório de Contabilidade (hoje Bisi Assessoria e Contabilidade), onde permaneceu por 18 anos e nove meses, até o fatídico acidente. Foi nesse período que alcançou seu maior avanço profissional.

Rotary

O homenageado foi empossado no Rotary Verdes Campos na Gestão 2004/2005, presidida por Nestor Ocimar Bisi. No clube de serviços foi secretário, protocolo e tesoureiro, em outras gestões. Em 2014 tornou-se presidente (gestão 2014/20150), com Lema Rotário “Faça o Rotary Brilhar”. Na transmissão do cargo, ao final da gestão, foi enfático: “Ter assumido o cargo de presidente do Rotary Verdes Campos foi uma experiência única em minha vida. Estar no comando de um grupo tão especial foi uma responsabilidade incalculável”.
Sua atuação no clube de serviço é ainda lembrada pela permanente disponibilidade para auxiliar todos os presidentes e reunir e arquivar todas as informações do Rotary Verdes Campos. Sempre muito ativo e participou de quase todas as campanhas sociais realizadas pelo seu clube. Foi ainda presidente da Casa da Amizade (Organização não Governamental), onde ocorrem as reuniões de todos os Rotary Clubes de Campo Mourão (gestão 2019/2020).

Casado com Natália Aparecida Mendes Coral, Valdir Coral – que faria 55 anos no próximo dia 20 – deixou dois filhos: Valdir Corral Junior (29 anos) e Lívia Corral (13 anos). Ele foi o 11º presidente do SinConCam.