Academia Mourãoense de Letras terá mês comemorativo aos 20 anos

A Academia Mourãoense de Letras (AML) promove durante o mês de junho o projeto “Com todas as letras”, voltado ao resgate histórico e o registro sob a perspectiva dos 10 primeiros membros fundadores, familiares e amigos. Outra ideia é promover a divulgação dos respectivos patronos das cadeiras. A AML é presidida atualmente pela professora da Unespar, Dalva Helena de Medeiros.

Instalada oficialmente em 21 de maio de 2002, a instituição mourãoense foi fundada em ata dia 8 de junho de 2001. O projeto “Com todas as letras” foi idealizado pela professora Sinclair Pozza Casemiro. O lançamento nesta terça-feira (1º de junho) contará com uma palestra virtual do ocupante da Cadeira 02 e presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann.

O ato oficial também terá a presença para a abertura solene da presidente da AML, professora Dalva Helena de Medeiros, da acadêmica Silvania Maria Costa (autora da letra do Hino da AML) e do acadêmico Leandro Moreira da Luz, que fará a apresentação musical. ”O projeto visa colher dados sobre o momento histórico da fundação da AML, torná-la mais conhecida na comunidade local e regional, através da vivência de diferentes gêneros da literatura por meio da expressão genuína dos fundadores em vídeos narrativos ou poéticos”, disse a professora Sinclair. 

O palestrante, Ernani, Buchmann, é advogado e publicitário que recentemente foi agraciado com o Prêmio de Melhor Ensaio de 2020 com o livro “Imperadores de Opereta – Os ditadores latino-americanos como fonte da literatura”, obra publicada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e distribuída gratuitamente às bibliotecas públicas paranaenses.

O projeto conta ainda com a participação dos acadêmicos Gilmar Cardoso, Ilivaldo Duarte, Sid Sauer, José Eugênio Maciel e Fábio Sexugi, além do apoio institucional da Comissão Literária – Comlit. As artes gráficas da divulgação institucional do projeto “Com todas as letras” foram feitos voluntariamente pela acadêmica de direito e social mídia, Lydia Luyza Gandolfi Cardoso.