Ações da PM na região resultaram na prisão de 15 foragidos da Justiça só neste mês de janeiro

A Polícia Militar de Campo Mourão e região vem dando pronta resposta à população retirando de circulação criminosos foragidos da Justiça que podem colocar em risco a ordem social. Para se ter ideia, somente neste mês de janeiro – que ainda nem encerrou- a polícia já capturou 15 foragidos da Justiça nas 16 cidades de abrangência do 11º Batalhão. Um balanço bastante positivo, principalmente considerando o efetivo militar reduzido praticamente pela metade.

De acordo com informações repassadas à imprensa pelo Setor de Comunicação do Batalhão, são vários os tipos de ações na repressão ao crime na cidade, como bloqueios policiais, constantes abordagens a suspeitos, fiscalização (blitze) a veículos, ‘batidas’ em bares e comércios noturnos, entre outras.

Conforme a PM, das 15 prisões de foragidos no período de 1º a 24 deste mês, dos oito ocorreram somente Campo Mourão. Os detidos têm na ficha os mais diversos tipos de crimes, como furtos, roubos, tráfico de drogas, entre outros.

A última prisão foi registrada pela PM na tarde de segunda-feira, na cidade de Ubiratã. Um foragido da Justiça pelo crime de homicídio foi localizado no Terminal Rodoviário durante uma abordagem.

No ano passado a PM prendeu 178 pessoas em cumprimentos de mandados judiciais, um acréscimo de 19,46% em relação ao ano de 2021. O objetivo da intensificação das atividades é prevenir a prática de crimes e proporcionar maior segurança às pessoas.

“Quando o policial aborda um veículo em uma operação voltada para as infrações de trânsito, além de checar a habilitação do condutor e a documentação do veículo, ele também fica atento quanto a drogas e armas de fogo que possam estar no veículo”, detalha o Aspirante a Oficial, PM Neto, chefe do setor de Comunicação do 11º BPM.

As operações continuam em Campo Mourão e região. Atualmente o 11º BPM vem desenvolvendo a “Operação Reforço Operacional”, para combater a criminalidade nas cidades atendidas pelo batalhão. A operação está sendo realizada de forma contínua todas as quartas e sextas-feiras, período levantado como sendo o de maior circulação de pessoas, com aumento de 50% do efetivo policial.

A atuação policial é reforçada principalmente nos locais de maior circulação de pessoas, eixos comerciais e pontos estratégicos levantados pela unidade policial por meio dos sistemas de dados estatísticos e análise criminal.

Por meio de análise de estatísticas, a corporação apontou algumas regiões onde há maior número de ocorrência, aumentando o patrulhamento nestes locais. Militares que trabalham nos setores administrativos também participam das ações para dar maior resposta à operação, que acontece em todo o Estado. Entre as ações, são feitas atividades preventivas, saturações, abordagens, bloqueios de trânsito em pontos estratégicos, fiscalização de veículos e busca por foragidos da Justiça.