Advogado Gilmar Cardoso é eleito membro da Academia Brasileira Rotária de Letras
O advogado, escritor e poeta Gilmar Cardoso foi eleito em assembleia geral nesta semana, para integrar como membro fundador a Academia Brasileira Rotária de Letras – ABROL, Seccional do Estado do Paraná. A instituição literária e cultural vinculada ao Rotary Internacional é presidida no Estado pelo EGD Emanuel Mascarenhas Padilha, do Rotary Club Curitiba Oeste.
A posse solene será realizada no dia 4 de março de 2023, juntamente com os demais rotarianos eleitos: Celso Fracaro que é membro do Rotary Club de Guarapuava Lagoa, Édio Martelo – Governador do Distrito 4630 e membro do Maringá-Sul e Névio Urio, fundador do Rotary Club Francisco Beltrão.
Gilmar Cardoso terá como patrono o escritor e historiador David Carneiro, fundador e mantenedor do Museu Coronel David Carneiro, na Lapa, sua cidade natal. Ele escreveu várias obras históricas como: O cerco da Lapa e seus heróis, 1934 – Fuzilamentos de 1894 no Paraná – O Paraná na História Militar do Brasil, 1942, entre outras.
A ABROL – Paraná foi instalada no Estado no dia 22 de maio de 2021. Atinge os quatro distritos de Rotary Internacional, 4630, 4640, 4710 e 4730 com abrangência de mais de oito mil rotarianos e rotarianas paranaenses. Na oportunidade foram empossados 24 acadêmicos, cada um representando o Patrono de sua Cadeira.
Cardoso explica que a Academia Brasileira Rotária de Letras cultua a ‘Memória dos vultos que ajudaram a fazer a História do Rotary no Brasil, os serviços prestados em favor da vida humana, da compreensão, da tolerância e da paz, o pensamento e as ações de rotarianas e rotarianos, congregando, integrando valores, experiências, sabedoria, cultura acumulada. Ela vale pelo somatório da história de cada um e pelo conjunto da representatividade solidária da organização rotária’.
Dentre os objetivos da ABROL está congregar rotarianos e rotarianas para promover a cultura, estimular e desenvolver estudos e produção literária, artística e sociocultural sobre Rotary, seus objetivos, serviços, vultos, e seus exemplos; contribuir por todos os meios ao seu alcance para construir, reconstruir e preservar a Memória e a História de Rotary ;empenhar-se na valorização crescente do idioma português, no Brasil e fora dele; e organizar o acervo documental contendo biografias, artigos, fotos, trabalhos, publicações sobre Rotary, rotarianos, rotarianas e familiares, e suas ações; além de manter intercâmbio com entidades congênere, descreveu.
“Historicamente o amor e a chama do ideal de servir através de Rotary criaram a Academia Brasileira Rotária de Letras e a fazem viva. Ela não deixará morrer as personalidades rotárias que constroem a história de Rotary no Brasil. Esta é a missão, compromissada, solidária, responsável, de todos os Acadêmicos que a integram”, afirmou o advogado.