Advogado quer plantar três mil mudas de árvores em Campo Mourão

Quem circula pelas avenidas centrais de Campo Mourão deve ter percebido que os canteiros e alguns trechos de calçadas estão com novas mudas de árvores. O que poucos sabem é que o plantio é uma iniciativa do advogado Arno Ferrari, com o aval da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que cede as mudas. Segundo o advogado, já foram plantadas cerca de 900 árvores e a meta é chegar a três mil.

Tudo começou quando ele mudou-se para uma nova residência na Rua São José e percebeu que os ipês amarelo da calçada estavam comprometidos. Resolvi substituir as três árvores e pedi autorização para os vizinhos para plantar também em frente a casa deles, explicou Ferrari, que tem um escritório na mesma rua, na esquina da Avenida Irmãos Pereira.

Ao ver que o escritório regional da Secretaria Estadual da Agricultura também plantou novas mudas em frente ao prédio, Ferrari conversou com o prefeito Tauillo Tezelli sobre a necessidade de melhorar a arborização da cidade. Ao levar a ideia ao secretário municipal, Franco Sanches, ele me disse da dificuldade de pessoal para fazer esse serviço. Foi então que solicitei à prefeitura que fornecesse as mudas que eu bancaria o plantio, revelou o advogado, que contratou uma equipe para o trabalho. Ele só não revela o valor do investimento.

Segundo ele, estão sendo plantadas as espécies ipê amarelo, oiti e canela, recomendadas pelos técnicos e que são fornecidas pelo Horto Municipal. E assim já foi concluído o plantio no canteiro central da Avenida Irmãos Pereira, iniciado na Avenida Goioerê, além de algumas quadras nas avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento.

Se cada um fizesse a sua parte, plantando árvore e cuidando, a cidade estaria muito mais bonita e mais agradável, ressalta o advogado. Ele afirma que também está plantando na frente de imóveis que não têm árvores. E por conta disso já teve uma decepção. Plantamos duas mudas na calçada em frente um terreno baldio. No outro dia o dono já tinha arrancado, lamentou.

Ferrari disse que também pediu à prefeitura que solicite fornecimento de mudas na Copel, que também mantém viveiros para ceder aos municípios. Campo Mourão tem muitas árvores velhas, já comprometidas, que precisam ser substituídas por espécies adequadas. E claro que caberá à prefeitura cuidar, fazendo as devidas podas para não atingir a fiação elétrica, complementa o advogado.