Alunos do Colégio Agrícola de CM participam de Congresso Científico em Umuarama

Treze alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Agrícola de Campo Mourão participaram do IV Congresso Internacional de Ciências, Tecnologia e Inovação, da Universidade Paranaense (Unipar) em Umuarama.  Eles apresentaram seis trabalhos desenvolvidos durante este ano. 

Os trabalhos foram coordenados pelas professoras Daniela Oliveira Silva e Evelyn Arendt Couto. “A participação em congressos e eventos científicos demonstra aos alunos a importância da pesquisa no país e permite que eles conheçam um mundo novo, dando início na sua vida acadêmica desde o ensino médio”, falou a professora Daniela.

Durante este ano, os alunos do Colégio Agrícola de Campo Mourão estiveram à frente de diversos trabalhos científicos realizados dentro da instituição. Dentre os estudos foram desenvolvidos trabalhos sobre o monitoramento de pragas e doenças na soja; a viabilidade econômica da utilização de manejos integrados de doenças e pragas; influência da adubação nitrogenada nos parâmetros produtivos do milho; produtividade do milho em função da adubação nitrogenada e análise sensorial de carne. 

De acordo com o diretor auxiliar pedagógico do Colégio Agrícola, Amarildo Affonso, os trabalhos desenvolvidos dentro da instituição refletem a seriedade com ela a educação pública. “A nossa instituição oferta um ensino profissionalizante de Técnico em Agropecuária, curso bastante procurado e por esse motivo temos esse compromisso com a comunidade escolar em ofertar o melhor aos nossos estudantes. Ficamos bastante contentes e envaidecidos quando vemos o crescimento intelectual de nossos alunos com o ganho de aprendizagem no decorrer dos anos letivos, fruto de um trabalho sério e muitas vezes desgastante, mas que o resultado é compensador”, falou o diretor.

De acordo com Affonso, o resultado se deve aos esforços de toda a comunidade escolar e, principalmente, aos professores que segundo ele, ‘se doam no dia a dia para dar o melhor aos alunos’. “Penso que quando nos dirigimos para um mesmo objetivo, professores e alunos, nada pode dar errado, e o resultado é este, trabalhos de alto nível desenvolvidos inteiramente dentro da instituição, estes em questão, sob a coordenação das professoras Daniela e Evelyn. Todos estão de parabéns”, acrescentou o diretor.