Aniversário de Campo Mourão terá festa japonesa em prol da Santa Casa

O aniversário de Campo Mourão este ano será marcado por um festival da cultura japonesa, o Matsuri. De 11 a 14 de outubro, o Parque de Exposições do município será transformado num pedaço do Japão, com toda a ambientação, manifestações artísticas, culinária e exposições, além de um show com artista nacional, ainda a ser definido. 

Metade do lucro do evento, que será organizado por uma empresa de Maringá, será destinada à Santa Casa. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (24), pelo representante da empresa, Takao Sato e pela direção da Santa Casa. Representantes de algumas entidades de Campo Mourão apoiadoras do festival também participaram.

Além de não deixar passar em branco o aniversário da cidade, é uma tentativa de fazer com que as entidades possam arrecadar, realizar um grande evento e também ajudar nossa Santa Casa, que é responsabilidade de todos, justificou Getúlio Ferrari Junior, provedor do hospital.

Segundo Sato, as entidades do município que vão participar  contribuirão com 25 por cento do que faturarem com a organização do evento. Do total que for arrecadado durante os quatro dias de festa, 50 por cento serão para a Santa Casa, explicou Sato, que realiza eventos semelhantes em Maringá e outras cidades do país.

A programação do Matsuri 2019 prevê atrativos como culinária, cultura pop japonesa, patrulha canina, taiko (grupo de tambores), apresentação de um grupo de dança de Maringá bi-campeão do Festival de Joinville, desfile cosplay (personagens), exposição de fotografias, bonsai, aulas grátis de mangás, além de food trucks, clubes de motociclistas e exposição comercial. As pessoas terão uma imersão na cultura japonesa, explicou.

No último dia do evento (segunda-feira), quando é comemorado o aniversário da cidade após mudança na lei, a proposta da comissão organizadora é que todas as barracas sirvam almoço com churrasco. Na sexta e na segunda a entrada será gratuita. Já no sábado e domingo (dias 12 e 13) será cobrada entrada a preço simbólico para atrações nacionais que serão definidas pela comissão.