Ao longo de 15 anos, Casa das Fraldas de Campo Mourão vem inspirando diversos municípios no Brasil

Nesta segunda-feira (13), a Casa das Fraldas de Campo Mourão, que faz parte da Fundação Marta Kaiser, está completando 15 anos. Desde que iniciou, a entidade se fortaleceu localmente e Brasil afora. Já inspirou, inclusive, mais de 30 municípios por todo o país a fundarem uma organização com base no projeto pioneiro de Marta Kaiser Leitner (in memoriam), idealizadora da iniciativa. O último município a implantar foi Sinop, no Mato Grosso.

Segundo informações da instituição, já criaram outras Casas das Fraldas os municípios paranaenses: Mamborê, Goioerê, Ponta Grossa, Umuarama, Pitanga, Guarapuava, Toledo, Ivaiporã, Cianorte, Ubiratã, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Maringá, Marialva, Joanópolis, Farol, Fênix, Iretama, Altamira do Paraná, Mato Rico, Luiziana, Cascavel, Londrina, Paranavaí, Mandaguari e Foz do Iguaçu. Além disso, também já há a iniciativa em cidades de outros dois estados: Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia, e Sinop, em Mato Grosso, a mais recente.

Agora, está em fase de implantação nas cidades de Navegantes, em Santa Catarina, Ji-Paraná, em Rondônia, Pirapozinho, em São Paulo, Cidade Gaúcha e Indianópolis, ambas no Paraná. Atualmente, a Casa das Fraldas de Campo Mourão destina os produtos confeccionados para 300 pessoas, além das entidades sociais beneficiadas no município.

Outro projeto desenvolvido por Marta e que está em funcionamento, conforme necessidade, é o das próteses mamárias. “Quando tem uma cirurgia de retirada da mama, a pessoa já sai com essa prótese lá na Santa Casa”, disse o presidente da instituição em Campo Mourão, Roberto Olivier Leitner, que é marido de Marta e assumiu a liderança da ação desde que ela faleceu, em 2019. As doações são destinadas ao município e à região.

Para manter o funcionamento, a fundação depende da solidariedade das pessoas. “A gente agradece a todos os colaboradores, os mantenedores e as pessoas que vão lá ajudar, que dispendem o seu tempo em favor da Casa”, falou o presidente, ao destacar que essa também é uma forma de caridade. Leitner ressaltou, ainda, que todos que participam de qualquer ação em prol à entidade estão colaborando. “O mais difícil não é hoje a fabricação, e sim arrecadar dinheiro para comprar a matéria-prima”, complementou.

Mantenedores

A Casa das Fraldas tem quatro sócios beneméritos: Acicam (Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão), Centro Educacional Integrado (CIEs), Unimed/Regional de Campo Mourão e Coamo Agoindustrial Cooperativa. “As receitas vêm, atualmente, de processos da Justiça Comum, Estadual e Federal. E, também, a gente tem o Conselho do Idoso que nos repassa”, completou Leitner.

Outras maneiras de fomentar a instituição são a partir de promoções, como rifas, eventos beneficentes, entre outros. Qualquer pessoa que tenha interesse pode se tornar um voluntário ou fazer doações à entidade.