Apae de Campo Mourão realiza evento em comemoração aos 50 anos da instituição

Na manhã desta quarta-feira (17), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Mourão realizou um evento para comemorar os 50 anos de existência da entidade. O momento reuniu o atual e ex-presidentes da associação, diretoras das escolas de educação especial, conselho de administração da Apae, pais, amigos, professores, colaboradores, alunos e autoridades municipais e estaduais. Com um público de aproximadamente 150 pessoas, o auditório da instituição ficou lotado. Além da bênção do padre Nilson e do pastor Erikson, o evento também contou com apresentações artísticas e culturais dos alunos.

À TRIBUNA, o atual presidente da Apae, Luciano Antônio Rosa, falou da importância da solenidade. “Hoje nós temos que celebrar a instituição pela sua existência, porque ela presta um serviço público gratuito à comunidade”, considerou, ao acrescentar que é importante relembrar todos os que fizeram parte da história da Apae, para que a sociedade conheça a colaboração de todas as pessoas que passaram pela entidade.

O momento contou com apresentações artístico-culturais de alunos da Apae, como um espetáculo realizado por Gabriel

A associação sem fins lucrativos sobrevive a partir da contribuição da sociedade como um todo, além de convênios, chamados Termos de Colaboração, com o município, o Governo do Estado, além de várias emendas parlamentares estaduais e federais. “Então, a gente trabalha com muito recurso público, prestando contas ao Tribunal de Contas, ao poder público e à sociedade”, explicou o presidente.

Inclusive, durante o evento, o ex-presidente da Apae de Campo Mourão e da Federação das Apaes e atual Conselheiro Consultivo, José Turozi, enfatizou o apoio que o município presta à associação desde que ela foi fundada. “A prefeitura de Campo Mourão sempre foi uma grande parceira da Apae”, disse, expressando alegria em participar da comemoração. Ele reforçou, ainda, que essa é uma atuação conjunta, que depende de vários agentes sociais. “Esse trabalho desenvolvido não foi feito só por uma pessoa, mas por várias, e nossa equipe técnica, de profissionais, que realmente se dedicam dioturnamente no atendimento dessas pessoas”, concluiu.

Ivete Keiko Sakuno Carlos, representando o Governo do Estado, por meio do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, aproveitou o espaço para agradecer o trabalho desenvolvido no âmbito da educação especial e parabenizar a entidade pelo ‘jubileu de ouro’. “Quero, em nome da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, trazer os sinceros cumprimentos a esta instituição tão valorosa e tão grandiosa, que desenvolve um trabalho fantástico”, felicitou, colocando-se sempre à disposição para que seja possível fazer o melhor para os alunos do município.

Na ocasião, representando a prefeitura municipal de Campo Mourão, a vice-prefeita, Fátima Nunes, também esteve presente e agradeceu a todos que fazem parte da entidade. “Eu sei que são cinquenta anos de muito trabalho, dedicação de toda essa equipe que está aqui, sei do esforço de todos”, frisou.

Já o vice-presidente da Federação Estadual das Apaes, Werther Fontes da Silva, salientou a relevância da unidade que deve haver entre as Apaes no estado. “A Federação é as Apaes do Paraná. É com grande satisfação que a gente vê esse trabalho sendo desenvolvido a cada dia, todos na mesma direção”, ressaltou. “Nós precisamos que as Apaes do Paraná sejam uma só nesse trabalho com as pessoas com deficiência”, emendou, destacando que a Apae de Campo Mourão é uma das que faz essa atuação, com sabedoria, há meio século.

Representantes da Apae, pais, amigos, professores, colaboradores e autoridades municipais e estaduais também estiveram presentes. “Hoje nós temos que celebrar a instituição pela sua existência”, disse o presidente da associação, Luciano Antônio Rosa

Breve histórico

A Apae de Campo Mourão foi criada no dia 17 de abril de 1974, por um grupo de pessoas solidárias. Inicialmente, tinha o intuito de atender socialmente todas as crianças com Síndrome de Down. Esse trabalho foi expandindo, ao longo do tempo, para abranger um público maior, como crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A entidade tem a missão de promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Os serviços prestados são voltados para assistência social, educação e saúde, tanto para os alunos quanto para as próprias famílias deles. Hoje, são 750 famílias e 422 alunos atendidas pela Apae de Campo Mourão, considerando a urbana e a rural. “Nós temos a escola especial de educação infantil, que é a Escola Josephina Wendling Nunes, e temos a Escola Maria José Carneiro de Macedo, que atende à educação especial na modalidade EJA”, apresentou o presidente.

Serviço

Para mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos na Apae de Campo Mourão ao longo desses 50 anos e para quem tiver interesse em colaborar com a entidade, basta acessar o site: https://apaecm.com.br/ e acompanhar as publicações nas redes sociais da entidade @apaecm.

Veja mais fotos: