Após 3 anos, Nunes deixa Sedest para disputar reeleição a deputado estadual

O deputado estadual Marcio Nunes (PSD), não é mais secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná (Sedest). Ele se desligou da supersecretaria – que engloba IAP, Instituto das Águas, Mineropar, Simepar, Agência Paraná Desenvolvimento e Secretaria de Turismo- para disputar a reeleição a deputado estadual.

Nunes havia sido empossado para a pasta, pelo Governador Ratinho Junior, no dia 12 de fevereiro de 2019. Na ocasião, Hussein Bakri, havia ocupado sua cadeira. Ele agora voltou para a suplência. O novo secretário da Sedest é o servidor de carreira, Everton Luiz da Costa Souza. Ele presidia o Instituto Água e Terra (IAT). O decreto com sua nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (30).

Fontes internas próximas do Governo, ouvidas pela TRIBUNA, afirmaram que Nunes acertou na escolha de seu substituto. “O Everton é um servidor compromissado com o trabalho público. Com certeza irá desempenhar um ótimo trabalho frente a pata para a qual foi nomeado para comandar dando continuidade ao belo trabalho desempenhado pelo Marcio”, afirmaram

Representante da região de Campo Mourão, Marcio Nunes está no segundo mandato de deputado estadual. Foi reeleito em 2018 com 59.192 votos. Quando empossado secretário, na época assumiu o compromisso de agilizar os processos de licenciamento ambiental para aliar a sustentabilidade com o desenvolvimento econômico do Paraná, simplificando os processos.

Entre os programas lançados pelo então secretário, foi o de “Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis”, com objetivo da retomada econômica no Paraná pós-pandemia Covid-19. Nunes fez um balanço positivo dos trabalhos e disse que deixa a secretaria com a sensação de missão cumprida. “Fizemos tudo que podemos para atender todos os municípios levando mais conforto e qualidade de vida à população”, afirmou.

“Minirreforma”

O governador do Estado, Ratinho Júnior (PSD), terá que promover, até esta sexta, uma espécie de “minirreforma” do secretariado por causa da legislação eleitoral. Termina nesta sexta-feira (2) o prazo para que ocupantes de cargos de primeiro escalão estadual que desejam disputar as eleições de outubro entreguem seus cargos.

Além de Nunes, deixam o governo os secretários da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost (PSD); da Saúde, Beto Preto (PSD); da Administração e Previdência, Marcel Micheletto (PSD) e da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. Leprevost e Alex voltam à Câmara Federal. O primeiro deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, e o segundo, tentar a reeleição para deputado federal. Assim como Nunes, Micheleto volta à Assembleia também como pré-candidato à reeleição.

Já o ex-secretário da Saúde, Beto Preto, que ganhou notoriedade no Paraná ao atuar no combate à pandemia da Covid-19, sonha com uma pré-candidatura ao Senado. Porém, deve sair mesmo para deputado federal.