Chuvas em março superam em 38,9% média em CM e contribuem para lavouras de milho

Março encerrou com 38,9% acima do volume de chuvas esperado para o mês em Campo Mourão. Para o período, eram aguardados 141,3 milímetros, conforme a média histórica. No entanto, durante os 31 dias do mês, caíram 196,2 mm. Um ‘reforço’ de 54,9 mm. As águas de março estão contribuindo para o bom desenvolvimento da segunda safra de milho, em fase final de implantação na Comcam.

Comparado com o mês de fevereiro, quando foram registrados 100 mm, o volume do mês passado atingiu quase o dobro. Em fevereiro, as chuvas ficaram 33,33% abaixo da média. Eram esperados para 150 milímetros aquele mês.

Referente a março, conforme levantamento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) em 11 estações meteorológicas revela que em todas as cidades nas quais estão localizadas o índice pluviométrico ficou acima da média história para o período. Em alguns casos, como Maringá (203%), Londrina (157%), Pato Branco (150%), Guarapuava (121%) e Foz do Iguaçu (120%), a precipitação acumulada em milímetros (mm) mais do que dobrou.

Situação diferente a do ano passado. Março de 2021 foi caracterizado por chuvas irregulares em todo o Estado, com a maioria das cidades finalizando o mês com precipitações abaixo do esperado. O fim da estiagem permitiu ao Paraná sair de uma longa crise hídrica – foram mais de dois anos em situação de calamidade.

“O volume de chuvas em março deste ano foi bastante bom em todas as regiões do Paraná, com destaque para o Norte, extremo Oeste e Sul, com precipitações significativas. Esse regime de chuvas caracterizou março como o mês da recuperação em razão do déficit acumulado em meses anteriores”, avaliou o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes.

Para abril a previsão é de instabilidade, com a queda gradativa da temperatura com a entrada do outono. Uma nova frente fria está prevista para chegar ao Sul do Brasil na próxima semana, com indicativo de temporais em algumas regiões. As chuvas devem ficar dentro da média histórica para o período, conforme o Simepar.

Conforme as previsões, pelo menos até a primeira quinzena de abril as temperaturas serão bem mais amenas. A máximas terão variação entre 16ºC a 28ºC e mínimas 15ºC a 19ºC. Para este sábado (2), o Simepar prevê 15ºC para Campo Mourão. A mesma temperatura está prevista para domingo também.

Amanhã o tempo volta a abrir com previsão de retorno de chuvas novamente na segunda-feira: 5,1 mm. Para a próxima semana, caso a previsão se confirme, o dia será de sol somente na terça-feira (5). Já de quarta-feira a domingo há previsão de precipitações com volumes baixos, variando entre 4 mm a 23 mm.