Mercados de Campo Mourão criam rede de solidariedade doando alimentos a necessitados

“Apelo aos donos de padarias, supermercados, fruticultura e hortifrutigranjeiros. Não joguem fora o que acham que não pode vender porque está perto do prazo de validade. Deixem do lado de fora. Escrito grátis. Tem muita gente – até com crianças -, que têm vergonha de pedir, mas está em grande dificuldade econômica”. 

O enunciado, publicado nesta semana, por internautas, viralizou nas redes sociais. O objetivo, como apelo, é diminuir o sofrimento e matar a fome dos mais necessitados. Muitos até vinham se virando como podiam, mas com a situação da pandemia do coronavírus (Covid-19), o quadro econômico se agravou e, hoje, não fazem nem para comer.

E a súplica já está surtindo efeito. Alguns mercados, inicialmente ‘mercadinhos’ de bairros, iniciaram uma rede de solidariedade em Campo Mourão. O primeiro a tomar a iniciativa foi o “Mercado da Lúcia” – Rede Nova Plus. A empresa montou uma bancada com vários produtos, principalmente frutas com o seguinte aviso: “Doação. Pegue somente o necessário”. A bancada está disponível tanto na loja do Lar Paraná quanto na do jardim Modelo.

Há à disposição de quem necessitar cenoura; beterraba; maracujá; berinjela; chuchu; entre outras hortaliças. Além disso, o supermercado disponibilizou um funcionário somente para fazer a distribuição de outros alimentos, como pães, bolachas, entre outros. A procura foi bastante grande nesta manhã. 

“Mercado da Lúcia dando lição de cidadania por mais ações assim. Que vire uma corrente, que seja exemplo para os grandes mercados da cidade dando lição de cidadania. Por mais ações assim”, elogiou uma internauta. 

“Que lindo exemplo. Muito bonito”, disse outro morador. “Com certeza Deus vai retribuir em dobro parabéns”. “Que o bem vença o mau. O povo do bem sempre ajudando. Que seja exemplo para as redes de supermercados maiores e cooperativas também. Deus abençoe muito você e a família”, aprovaram outros internautas. 

O Paraná Supermercados Atacadista, no jardim Lar Paraná, também aderiu à corrente do bem. Montou uma bancada deixando à disposição de quem estiver necessitando, vários tipos de hortifrutis. “Um coração amoroso tem sempre algo a doar”, elogiou uma internauta. “Parabéns Paraná Supermercado”, falou outra seguidora.

Há informações de que outros ‘mercadinhos’ também estão adotando a medida. Um verdadeiro gesto de compaixão e amor pelo próximo.