Após período de estabilidade, casos e internações por covid voltam a subir em Campo Mourão

Após algumas semanas de estabilidade, o aumento de casos de coronavírus (Covid-19) e internações pela doença voltam a subir em Campo Mourão. Somente nesta quinta-feira (16), a cidade registrou 26 casos da doença. Os recuperados foram oito.

Desta maneira, o número de moradores com o vírus ativo foi para 385, conforme o boletim coronavírus divulgado pela secretaria de Saúde. Segundo os dados, as internações também seguem aumentando significativamente. Atualmente são 31 pessoas internadas em leitos de covid, dos quais 20 são na UTI.

A taxa de ocupação de leitos é a seguinte: Enfermaria-Covid (52%); UTI-Covid-SUS (72%) e UTI-Convênios (10%). Vale lembrar que há mais de duas semanas não se tinha registro de pessoas internas em leitos de UTI-Convênios. Também nesta semana, após 17 dias, o município voltou a registrar mortes pelo vírus. Atualmente são 334 óbitos pela doença.

O aumento de casos está relacionado principalmente ao descuido de parte da população quanto às medidas de prevenção. Não é difícil encontrar moradores pelas ruas sem uso de máscaras, por exemplo. As últimas flexibilizações pela prefeitura, seguindo decreto estadual, também podem estar contribuindo para o cenário.

O aumento dos números preocupa o secretário de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos. Ele pede que a população mantenha os protocolos de segurança. “A pandemia ainda não acabou”, alertou.

O chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira, constantemente tem alertado que mesmo a população imunizada, inclusive com as duas doses, deve manter os protocolos de segurança, como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos com álcool em gel. Desde o início da pandemia, a Comcam acumula 44.755 casos de Covid-19 e 1.024 mortes.