Saúde aguarda parecer da Anvisa para liberar vacinação contra Covid-19 a adolescentes

O início da imunização contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, terá que esperar mais um pouco na região de Campo Mourão. O chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira anunciou na última semana, que os municípios já estavam se preparando para o início da imunização deste público na Comcam.

No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), divulgou uma nota orientativa nesta semana informando que o Estado aguarda o posicionamento definitivo sobre a aplicação de doses em adolescentes em razão da manifestação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que pede parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a liberação dos imunizantes para todos os menores, conforme previsto inicialmente pelo Ministério da Saúde.

“O Paraná não iniciou oficialmente a vacinação de adolescentes, pois as doses que serão destinadas para este público serão carimbadas pelo Ministério da Saúde e não chegaram ao Estado. A Sesa está seguindo rigorosamente o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e qualquer iniciativa que esteja desalinhada com as suas diretrizes implica em desorganização da estratégia de vacinação”, diz a nota.

A inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Imunizações (PNI) foi formalizada pelo Ministério da Saúde por meio da nota técnica nº 36/2021. A orientação do governo federal determina que seja utilizado exclusivamente o imunizante Comirnaty, da fabricante Pfizer, obedecendo a seguinte ordem de prioridade: deficiências permanentes, comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e, por fim, adolescentes sem comorbidades. A estimativa de quantas pessoas estão elencadas nestes grupos está sendo discutida entre a Secretaria e o Ministério da Saúde e deve ser formalizada nos próximos dias.