Arquiteta Julia Okada, ex-moradora de Campo Mourão, expõe obra em Milão

A arquiteta, urbanista e designer Julia Okada, que residiu em Campo Mourão até 2017 e atualmente mora em Maringá, participou da Semana de Design de Milão, expondo um mobiliário criado por ela, no Salone Satellite. O evento é uma extensão do Salone Del Mobile – também conhecido como Salão do Móvel – o mais importante do mundo no setor de design. A exposição foi realizada na semana passada, de 16 a 21 de abril, no Rho Fiera, em Milão, na Itália.

A obra exposta foi a luminária “Orbe”, que tem forte representatividade brasileira, inspirada nos instrumentos de capoeira como berimbau, reco-reco e agogô. Aos 27 anos de idade, formada em Arquitetura e Urbanismo há três anos e há apenas quatro meses em Design de Móveis, a profissional falou à TRIBUNA da satisfação em representar o Brasil nesse evento. “Foi uma surpresa e muito importante para mim ter essa visibilidade. Conseguir mostrar em uma feira internacional um pouco da cultura brasileira foi muito gratificante”, falou, com emoção.

Para chegar até lá, a obra de Julia passou por curadoria de Marcelo Lima e por um júri composto por alguns dos mais influentes nomes do design mundial, como Humberto Campana e Sérgio Matos. A arquiteta já tinha participado de um grande evento nacional, em março deste ano, no Design Week (Semana de Design), em São Paulo, quando a luminária foi escolhida para compor parte da mostra Brasil Design Talents. Trata-se de um evento que promove talentos emergentes na atual cena do design.

No Salone Del Mobile, o Brasil é representado pelo Brazilian Furniture Project, uma colaboração entre a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Além dos lançamentos das principais marcas, o evento destacou projetos de designers brasileiros em parceria com fabricantes do Brasil. Oito empresas do país estiveram na exposição, incluindo uma mostra com peças desenvolvidas por 22 marcas e mais de 40 designers nacionais.

Luminária Orbe

A luminária de piso Orbe foi projetada em cabaça e em madeira brasileira Roxinho. A sua forma faz referência a instrumentos musicais como o agogô, o reco-reco e o berimbau. O agogô está presente nas cúpulas que englobam a lâmpada bolinha, já o reco-reco e o berimbau estão representados na estrutura da peça. Ao observar a peça, é possível ir além de um mero espectador e interagir musicalmente com a luminária. Isso porque sons podem ser obtidos ao deslizar algum objeto maciço na base cilíndrica horizontal da luminária, similar ao do reco-reco.

Em função dessas características, Julia descreveu a obra também como uma forma de representação do país em que vive. “A Orbe não é apenas uma peça de design, mas uma manifestação cultural que celebra a riqueza e diversidade da identidade brasileira. Os materiais e as formas utilizadas buscam estimular os sentidos por meio de texturas, sons e sensações visuais. Cada peça da luminária é uma referência da musicalidade e da dança da capoeira”, falou.

Salone Del Mobile

Salone Del Mobile é considerada a maior feira de móveis do mundo e um dos eventos mais relevantes para o cenário de tendências e estratégias para designers e arquitetos, reunindo profissionais e grandes empresas de todo o mundo. Este ano, foi realizada a 62ª edição. Contou com um público de mais de 370 mil pessoas. Tiveram, ao todo, 1.900 expositores.