Bandidagem cada vez mais ousada assola parque que ainda nem foi inaugurado em Campo Mourão

Movidos pela certeza da impunidade, as ações de bandidos, além de frequentes, têm sido cada vez mais ousadas em Campo Mourão. Os criminosos atacam propriedades particulares e públicas, deixando prejuízos e transtornos às vítimas. Nem se preocupam mais se há câmeras de segurança, horário da prática criminosa, ou local. Apenas agem.

Desta vez, novamente, o alvo dos ladrões, foi o Parque João Teodoro de Oliveira, mais conhecido como Parque da Pedreira, no Jardim Modelo. O detalhe é que o espaço nem foi inaugurado ainda. A prefeitura divulgou que a área pública está sendo dilapidada dia após dia por vândalos. Além deles furtarem fiações elétricas, destroem aquilo que não podem levar.

Nota divulgada pela assessoria de comunicação do município, informa que toda a fiação da rede de energia elétrica que faz a ligação dos postes foi cortada e retirada, provavelmente na madrugada de terça-feira (15). A inauguração do parque está prevista para a próxima semana, mas deverá ser adiada para o conserto dos estragos.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Shelly Nogueira, lamenta a ousadia com que agiram os criminosos. Ela alerta que esta prática tem se tornado cada vez mais comum na cidade.

“Infelizmente é uma prática constante. Todos os postes estão sem energia. É lamentável porque aqui tem um alto investimento de recursos públicos viabilizados pelo governo do Estado e município para atender essa região, que não tinha uma área de lazer como essa”, informou a secretária em nota encaminhada pelo município à imprensa.

De acordo com a prefeitura, além de furtos da fiação, de pias e até portas dos banheiros, até mesmo o alambrado do parque tem sido alvo da bandidagem, que ainda danificam aparelhos do playground e da academia ao ar livre. “Até animais de grande porte colocam dentro da área do parque”, lamenta a secretária. Ela orienta à população vizinha à área pública que denuncie movimentações suspeitas no local à Polícia Militar.

Segundo Shelly, câmeras de residências vizinhas já flagraram furtos de fios, porém, os criminosos continuam à solta, praticando os mesmos crimes. “Já levaram equipamentos, ferramentas dos operários, madeiras, entre outros”, ressaltou ela, ao lembrar que o fato de a obra ser a céu aberto, ocupando uma grande área, acaba facilitando a ação dos criminosos.

O município fez um boletim de ocorrência sobre o caso. Vale lembrar que ato de vandalismo é crime, dano ao patrimônio público, previsto no artigo 163 do Código Penal. A pena em caso de condenação por dano simples é detenção de um a seis meses, ou multa de um a seis salários mínimos – R$ 1.212 a R$ 7.272,00.