Boa Esperança realiza Caminhada na Natureza neste domingo

A cidade de Boa Esperança recebe neste domingo (24) visitantes de várias cidades da região para a 4ª Caminhada Internacional na Natureza – circuito Rio Barreiro. A saída será do Parque Ecológico, às 8 horas. O percurso será de 12 quilômetros. Os caminhantes terão café da manhã gratuito e almoço (R$ 25,00, opcional). Haverá ainda o sorteio de brindes aos caminhantes. Os organizadores esperam reunir mais de 600 participantes. 

O prefeito da cidade, Wenderson Aparecido Pereira dos Santos (PSB), destacou a importância da Caminhada na Natureza. “Pelo quarto ano estamos realizando a caminhada em parceria com a Emater porque acreditamos no potencial do evento e acreditamos nos benefícios que ela traz ao município e também aos participantes que passam a conhecer as belezas naturais da nossa região”, afirmou. 

Boa Esperança se tornou o 11º município da região da Comcam a aderir ao programa das Caminhadas Internacionais na Natureza. A primeira edição realizada na cidade ocorreu no dia 17 de julho, de 2016. De acordo com o coordenador das caminhadas na Região, Clóvis Rosa, das 19  caminhadas programadas para este ano 13 já foram realizadas e três  canceladas (Luiziana, Quinta do Sol e Peabiru). Até o final do ano restam ainda mais três para serem realizadas: Farol dia (10/11), a Boa Esperança (24/11), e fechando o calendário, Goioerê caminhada (01/12). 

O prefeito de Boa Esperança acrescentou que o evento oportunizará ainda aos caminhantes apreciarem as belezas naturais do município. “Boa Esperança tem muitos lugares lindos e com certeza quem participar irá se encantar”, falou, ao comentar da importância econômica do evento para as cidades. “O evento fomenta o turismo rural, já que muitos produtores da agroindústria familiar aproveitam para apresentar e comercializar seus produtos”, disse, ao parabenizar a Emater pela organização. 

A Caminhada Internacional na Natureza integra o Projeto Turismo Rural da Emater. Seu objetivo é estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável, agregação de valor e renda, melhoria da qualidade de vida dos caminhantes e interação do público urbano com o rural.

Para participar da caminhada, é obrigatório ao caminhante realizar sua inscrição e portar o crachá durante todo o percurso. O roteiro conta com pontos de controle e apoio. Os circuitos são sinalizados em conformidade com os padrões internacionais. Os caminhantes deverão portar recipiente próprio para água, que será fornecida em quatro pontos estratégicos do percurso e pontos de apoio.