Pelo 3ª mês seguido CM tem saldo positivo de emprego com recorde em outubro

O mês de outubro encerrou com o melhor saldo de empregos em Campo Mourão, este ano.  A cidade já vinha nos últimos dois meses com resultados positivos e pelo terceiro mês consecutivo registrou crescimento de empregos formais. No mês de outubro foram 793 admissões contra 616 demissões, um saldo positivo de 177 empregos. 

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta semana pelo Ministério da Economia. Neste ano,  o acumulado de admissões soma 7.635, enquanto as demissões 7.202, saldo positivo de 433 vagas. A variação da taxa de emprego no município é de 1,86%, conforme o Caged. 

No acumulado dos últimos 12 meses – outubro de 2018 a outubro de 2019, foram 9.052 contratações e 8.566 demissões, um saldo positivo de 486 empregos. A variação de taxa de emprego no período é de 2,09.  O chefe da Agência do Trabalhador de Campo Mourão, Alexandre Galland, comemora os resultados positivos. 

Segundo ele, os números se justificam devido a instalação de novas empresas na cidade, ofertando novas vagas, e também ao momento de recuperação da economia no país. “Os empresários estão confiando mais no País e muitos estão investindo. A exemplo, tivemos recentemente um frigorífico de aves que ofereceu 300 vagas de empregos para moradores de Campo Mourão”, disse ele. 

Além disso, tem a Havan, loja de departamentos que se instalou recentemente no município, gerando outras 150 vagas. Segundo Galland, a expectativa é que os números sejam ainda mais positivos neste mês de novembro e dezembro, quando as empresas iniciam as contratações temporárias para o fim de ano. “É muito importante que os trabalhadores busquem se qualificar para o mercado de trabalho para não perder as oportunidades quando surgirem”, orientou. 

De acordo com dados do Caged, o setor que mais gerou empregos em Campo Mourão em outubro foi a indústria de transformação: 82 vagas, em seguida o comércio, 79 vagas; setor de serviços (14) e construção civil (13). Já os setores que registraram saldo negativo de emprego foram: agropecuária (-9) e administração pública (-2). 

Já quando os números são referentes ao acumulado do ano, o setor de serviços foi o que mais empregou até o momento: 261 vagas. Em seguida indústria da transformação (103); comércio (55); e construção civil (30). O saldo de empregos por mês em Campo Mourão neste ano é o seguinte: janeiro: (44); fevereiro (88); março (-14); abril (46); maio (122); junho (-46); julho (-32); agosto (29), setembro (44) e outubro (177). 

Paraná

Em nível de Paraná, os resultados também são positivos. O Estado confirmou a onda de crescimento e pelo sétimo mês consecutivo apresentou saldo positivo na geração de empregos. De acordo com levantamento  do Caged, o Estado abriu 7.406 postos de trabalho no mês passado. Foi o melhor outubro desde 2013, marcando uma evolução de 7% em relação ao mesmo período de 2018 (6.937).

No acumulado do ano são 66.901 novas vagas. O Estado está entre os que mais geraram oportunidades de trabalho no País neste ano, junto com São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. No País foram gerados 70.852 novos postos. Os setores de comércio (3.199) e serviços (2.488) e foram os que mais empregaram em outubro, puxados pelo aquecimento da economia com a aproximação do fim do ano. 

No acumulado do ano, destaque para a retomada da construção civil. De janeiro a outubro o setor criou 10.656 pontos, crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado.  O terceiro setor que mais contratou foi a indústria de transformação, evidência que já havia sido detectada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que destacou o Paraná com o maior índice de crescimento na atividade industrial do País entre janeiro e agosto, com 6,7%. Em outubro foram 1.271 novas vagas no setor.

Os subsetores que mais contrataram no mês de outubro na indústria foram produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico (423), mecânica (413) e metalúrgica (248).