Campanha “Novembro Azul” chama atenção para saúde dos homens

Novembro inicia e com ele também a campanha “Novembro Azul”, movimento dedicado a saúde dos homens. A 11ª Regional da Saúde de Campo Mourão está reforçando junto aos municípios da Comcam a importância da intensificação de ações referentes à campanha. Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), algumas atividades, como palestras de orientações, oficinas, entre outras, não poderão ser realizadas. 

Porém, os municípios estarão intensificando exames preventivos para rastreamento do câncer de próstata, testes rápidos de HIV, Hepatite e sífilis, aferição da pressão arterial, glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros. A orientação, é que os atendimentos nos postos e saúde sejam com agendamento para evitar aglomeração, seguindo, desta forma, os protocolos da saúde em prevenção ao Covid-19. O lançamento estadual da campanha será no dia 11 deste mês. Todas as 22 Regionais de Saúde do Estado participarão de uma live com o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, para alinhar as principais ações para este ano. 

A enfermeira Maria Elizabete Silva Barbosa, coordenadora do Programa Saúde do Homem, da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, destaca que a campanha é marcada principalmente por lembrar a importância dos exames de prevenção contra o câncer de próstata, o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos, com cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrendo em homens com mais de 65 anos. 

“Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos”, disse a enfermeira. No Brasil, o câncer de próstata é a quarta causa de morte dos homens  e corresponde a 6% do total de óbitos para esse grupo. A partir dos 50 anos todos os homens devem procurar um serviço de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, hematúria (sangue presente na urina), dentre outros. 

Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames preventivos necessários já a partir dos 40 anos. As orientações gerais de cuidados que ajudam a diminuir o risco do câncer  são dieta saudável, com menos gordura e alimentos industrializados, atividade física, controle do peso, visitas periódicas ao dentista, diminuição do consumo de álcool e o não tabagismo.

Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Paraná (Ipardes), o Estado tem hoje mais de 10,6 milhões de habitantes; a população masculina soma 5,238 milhões. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), a tendência do homem não se programar para consultas de rotina ainda prevalece; das consultas realizadas nas unidades de saúde, 66% são para mulheres e 34% para os homens. “Vale lembrar que estes cuidados não devem ser feitos somente nesta época do ano, mas durante todo o ano”, frisou. 

A atenção primária da 11ª Regional da Saúde estimula e ampara as ações desenvolvidas pelos municípios para tentar reverter estes números. A enfermeira lembrou que as Unidades Básicas de Saúde e equipes de Estratégia de Saúde da família oferecem agendamento de consultas que favorece desde o esclarecimento de dúvidas simples até a realização de testes rápidos, exames, encaminhamentos quando necessários e  acompanhamentos adequados  a idosos,  portadores de hipertensão e/ou diabetes de alto risco, alcoólatras, transtornos mentais, entre outros.

A campanha

O “Novembro Azul” é uma campanha internacional desenvolvida no Brasil desde 2008. Seu objetivo é discutir a temática do câncer de próstata, abordando principalmente sua prevenção, estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde. No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro). O mês de novembro foi escolhido para a campanha justamente por comemorar no dia 17 deste mês o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e dia 19 o Dia Internacional do Homem.