Campanha “Outubro Rosa” intensifica cuidados com saúde da mulher na região

Acontece em toda a Comcam a campanha “Outubro Rosa”, voltada para a promoção de programas de prevenção do câncer de mama e do colo do útero, e também de outras doenças que colocam em risco a saúde das mulheres. A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão segue orientando os municípios a intensificarem as ações com exames preventivos. Este ano, o tema da campanha estadual é: “Cuide-se, ame-se, previna-se”.

Em Campo Mourão, o município vem realizando desde o início do mês campanhas de prevenção do câncer de colo do útero e de mama nas unidades de saúde. Em Barbosa Ferraz, a Saúde realizará nos dias 20 e 21 exames preventivos, solicitação de mamografia, teste rápido de HIV, sífilis, Hepatite B e C, vacinação e palestras na Unidade de Saúde Jorge Aires, das 18 às 22 horas. No dia 23 os atendimentos acontecem no distrito de Ourilândia, e dia 30, nas comunidades Pocinho e Paraíso do Sul, das 8 às 17 horas.

Na cidade de Engenheiro Beltrão, a secretaria de Saúde promoveu nessa quarta-feira (13), o “Dia do Rosa”. Durante todo o dia uma cabeleireira ficou na praça central da cidade fazendo cortes de cabelos gratuitos para a confecção de perucas para mulheres que lutam contra o câncer. Também teve início a campanha de doação de lenços, com a mesma finalidade. As doações poderão ser feitas até o dia 29 deste mês nas unidades básicas de saúde, Farmácia Drogamais, Farmácia São João, Supermercado Bom Dia, Walessa Acessórios, Stúdio Thaymyly Zuffa e Daiane Medeiros.

As ações da campanha são realizadas também no município de Quinta do Sol com palestras de orientações de prevenção contra câncer de mama e útero, realização de exames preventivos nas Unidades Básicas de Saúde, testes rápidos, entre outros.

A enfermeira chefe de Seção de Atenção Primária em Saúde (SCAPS) da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Muriel Regina Vrecchi Davidoff, comentou que a orientação da Regional aos municípios é fazerem a busca ativa das mulheres para os exames preventivos. A recomendação aos municípios é que façam atendimentos agendados para evitar aglomerações devido a pandemia da Covid-19.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora desta faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos. Os exames fora deste critério podem ter resultados falso-negativos.

No Brasil, o câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 66.280 novos casos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontou ainda que no Paraná, o número pode chegar a 3.470.

Já o câncer do colo do útero, é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo a quarta causa de morte de mulheres. Para o ano de 2021, são estimados 990 novos casos desta doença, no Estado.

Umas das formas de diagnosticar o câncer de mama, a mamografia, é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É indicada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Mulheres com idade acima de 35 anos e com fatores de risco também devem fazer o exame. O ideal é que as mamografias sejam realizadas a cada dois anos.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

Com a pandemia da Covid-19, o Paraná registrou uma redução de 45% no número de mamografias, são 156.276 exames que deixaram de ser feitos. De acordo com o Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), em 2019, foram realizadas 347.319 mamografias. Já em 2020, o número caiu para 191.043. Desde o início deste ano, 128.222 mulheres paranaenses já fizeram a mamografia, e 250.750 exames de rastreamento do câncer do colo do útero.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997, nos Estados Unidos, e foi instituído no Paraná por meio da Lei nº 16.935/2011. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato, evitando mortes pela doença. O símbolo da campanha é um laço ou fita rosa, algo que começou graças à G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de sensibilização do câncer de mama.