Campanha terá Dia D de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Será realizado no dia 21 deste mês (próxima segunda-feira), o Dia D da Campanha “Setembro Verde”, que visa a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nesta data é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.  A mobilização, coordenada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), será realizada simultaneamente em todos os municípios da Comcam onde houver Agência do Trabalhador.

A chefe do Escritório Regional da SEJUF, em Campo Mourão, Shelly Miriam Fernandes Nogueira, informou que o Dia D será realizado em todas as 216 Agências do Trabalho no Paraná. A ação é destinada às pessoas com deficiência com condições de trabalho. O objetivo é promover a inclusão social deste público.

Shelly destacou que incluir as pessoas com deficiência na sociedade, inclusive no mercado de trabalho, não é apenas um ato humanitário, mas também um dever a ser cumprido. “A preocupação é contemplar os direitos fundamentais do ser humano em todos os aspectos”, ressaltou.

De acordo Shelly, a SEJUF vem fazendo um trabalho na região, através do escritório regional em Campo Mourão, de captação de empresas que tenham vagas para PCD’s para participar da ação. “Toda empresa com mais de 100 funcionários tem cotas a cumprir e muitas vezes é difícil alcançar ou porque as pessoas com deficiência não procuram por não saberem que existe esta vaga, ou muitas vezes a empresa não sabe que existe a pessoa disponível com capacidade para preencher tais vagas. Por isso a importância do Setembro Verde”, explicou.

Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência e, apesar da importância e da obrigatoriedade legal, a participação destes profissionais no mercado de trabalho formal ainda é pequena.

“Anualmente nós vamos atrás das empresas. Conversamos com os proprietários para que possamos levá-las para a Agência do Trabalhador para que possam estar presentes no Dia D atendendo essas pessoas para fazer entrevistas e conversar. É um momento de inclusão e ensinamento”, ressaltou.

Além disso, a SEJUF fez contato com várias pessoas com algum tipo de deficiência já cadastradas nas Agências do Trabalhador na região ou recuperadas do INSS para participarem do Dia D. “Existem casos que a pessoa foi afastada do serviço por algum tempo por conta de acidente, recebeu o benefício do INSS e ficou com algum tipo de deficiência parcial. Ela também se inclui como PCD. É muito importante a inclusão deste público também porque às vezes não vai mais conseguir fazer o trabalho que fazia habitualmente. Entretanto pode ocupar uma outra vaga Este dia será para mostrar que ela pode, é capaz e que esta vaga existe e está esperando por ela”, frisou.

Shelly falou ainda que a SEJUF fez também o contato com diversas entidades que trabalham com pessoas com deficiência para convidá-las a levá-las às Agências no Dia D da campanha. “É um trabalho feito de garimpo. Ou seja, realmente vamos atrás dessas pessoas”, afirmou.

Setembro Verde

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que serão realizadas no período.