Campo Mourão ganhará Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Nessa segunda-feira (13), representantes da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão, solicitaram ao prefeito Tauillo Tezelli a concessão do quiosque localizado no calçadão de Campo Mourão, em frente ao Bar do Raul. O ponto ficará sob a responsabilidade do curso de Turismo da universidade e, após reforma, servirá como Centro de Atendimento ao Turista (CAT), podendo abrigar também ações extensionistas da Unespar à comunidade.

O curso de Turismo propôs a criação do equipamento para fornecer informações sobre os atrativos do município e região, recursos de interesse turístico, eventos e roteiros existentes. O ponto também servirá para auxiliar no esclarecimento de dúvidas de moradores e turistas sobre a atividade e tudo a ela relacionado.

Rosinaldo Cardoso, diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, afirmou que essa é uma reivindicação antiga do curso de Turismo e uma demanda latente do município, que agora será atendida pelo prefeito e sua equipe.

Cardoso destacou, ainda, que Campo Mourão recentemente se classificou entre as 10 cidades do estado como Destino Turístico Inteligente (DTI), ficando em 21º lugar no país, segundo o Ministério do Turismo. Segundo ele, esse reconhecimento foi possível graças ao avanço no turismo de negócios e ao forte ecossistema de inovação da cidade, o que tem mantido os hotéis com ocupação próxima de 100% durante a semana.

“Um local como este só vem a somar no processo de desenvolvimento e fortalecimento do turismo e da cidade como um todo”, destacou. O diretor da Unespar de Campo Mourão, professor doutor João Marcos Borges Avelar, ressaltou a importância dessa concessão e enfatizou a iniciativa como positiva para a aproximação das ações da universidade com a comunidade.

Ele frisou que parcerias dessa natureza são fundamentais para o avanço do turismo e do desenvolvimento local. Segundo Avelar, a atividade turística se destaca como uma iniciativa benéfica para todas as partes envolvidas, proporcionando investimento inteligente, promovendo desenvolvimento cultural, atuando como um agente de transformação econômica e gerando inclusão social e oportunidades de emprego e renda.

Além disso, o professor mencionou que o fato de a Unespar estar em um ponto central da cidade significa maior visibilidade e valorização do ensino público local, bem como uma nova possibilidade de aproximar várias atividades institucionais do seu público-alvo: a sociedade mourãoense e de toda a região.

O próximo passo é a formalização do termo de concessão, prevista para acontecer ainda este mês, permitindo assim o efetivo início das atividades que partem preliminarmente de um projeto de revitalização do espaço. “Assim, o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade seguem avançando dia após dia”, concluiu Cardoso.