Campo Mourão promove campanha preventiva contra câncer nesta quarta

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão promove nesta quarta-feira (13), mais uma campanha preventiva do Câncer do Colo do Útero e de exame clínico de mama. O atendimento será das 16h30 às 20h30, nas Unidades de Saúde Urupês, Centro Social Urbano (Avenida Afonso Botelho), Cidade Nova, Damferi, Lar Paraná (Vila Cândida), Pio XII, Cohapar, Alvorada, Fortunato Perdoncini, Paulista, Tropical, Modelo, Avelino Piacentini e Vila Guarujá.

Para o exame do câncer do colo de útero a mulher não deve estar no período menstrual, nem ter relações sexuais dois dias antes. Outra orientação é não usar duchas ou cremes vaginais. Os documentos exigidos são CPF e cartão SUS.

Segundo a gerente de Atenção Básica, Suelen Lima, nas campanhas de preventivo são realizados exames de citologia oncótica em mulheres entre 25 e 64 anos que têm ou já tiveram atividade sexual. Também serão solicitados exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. O resultado fica pronto entre 20 a 30 dias e deve ser procurado nas UBS.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora desta faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

Os exames fora deste critério podem ter resultados falso-negativos. No Brasil, o câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 66.280 novos casos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontou ainda que no Paraná, o número pode chegar a 3.470.

Já o câncer do colo do útero, é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo a quarta causa de morte de mulheres. Para este ano, são estimados 990 novos casos desta doença, no Estado. Umas das formas de diagnosticar o câncer de mama, a mamografia, é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).