Campo Mourão recebe peregrinação de relíquia e imagem de São Francisco de Assis

A cidade de Campo Mourão recebeu nesta segunda-feira (19), a peregrinação com imagem e relíquia de São Francisco de Assis. A presença da imagem, que é a mais antiga do Santo, e da relíquia com um pedaço do osso do de seu fêmur, foi celebrada com missa às 7 horas, na Catedral São José. Ainda hoje, às 12 horas, foi celebrado um momento de oração na Paróquia São Francisco de Assis e, às 19 horas será realizada ainda uma missa na mesma igreja. Já às 21 horas haverá um momento de oração na Vila Franciscana.

Ao longo da semana, a Igreja Católica tem uma programação definida com missas e momentos de oração para exposição da imagem e relíquia de São Francisco. Nesta terça-feira (20), às 9h30 e 17 horas serão promovidos momentos de oração no Carmelo e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, respectivamente. Já às 19 horas, missa na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Por fim, na quarta-feira (21), às 7 horas, será realizada uma celebração de entrega da Imagem e Relíquia à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A peregrinação é realizada em comemoração aos 800 anos da Ordem Franciscana Secular, completados em 2021. Teve início na regional do estado de São Paulo na fraternidade das Chagas do Seráfico Pai São Francisco no dia 20 de setembro de 2015 e tinha previsão de conclusão para o ano de 2021, ano jubilar, depois de ter visitado todas as fraternidades de todos os estados do Brasil. Mas com a situação da pandemia da Covid-19 foi momentaneamente suspensa, retornando em março de 2022. Será concluída em abril de 2023.

A peregrinação chegou ao Paraná no dia 8 de agosto, em Curitiba, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês onde ficará alguns dias. Até chegar a Campo Mourão, a relíquia passou pelas cidades de Campo Largo, Ponta Grossa e Guarapuava. Permanecerá no Estado até o dia 8 de outubro sendo encaminhada em seguida para a região Centro-Oeste do País.

Comemorado no dia 4 de outubro, São Francisco de Assis é um dos Santos mais populares e amados da Igreja Católica. Um de seus maiores reconhecimentos é devido seu amor e carinho pelos animais, o que tornou religiosamente conhecido como padroeiro dos animais. Além de muito famoso no Brasil e na Itália por abrir mão de toda sua riqueza e se dedicar aos mais pobres e necessitados. Ele é padroeiro de duas paróquias na Diocese de Campo Mourão: na vila Teixeira, no próprio município e no distrito de Águas de Juremas, em Iretama.

Relíquia
A relíquia de São Francisco de Assis é um pequeno fragmento do osso do fêmur do Santo e a imagem, junto a Capelinha Peregrina, é uma das mais antigas existentes no mundo, ambas vindas de Assis, na Itália.

A ordem franciscana secular, antes denominada ordem terceira franciscana, tem suas origens no século XIII, mais exatamente no ano de 1221, quando leigos e leigas, casais e solteiros, viúvos e viúvas manifestaram o seu desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, fundador e fonte de inspiração, sem se tornarem religiosos e religiosas, ou seja, seguindo uma regra de vida inspirada por São Francisco, mas se mantendo em suas famílias e profissões.

O Papa Francisco clama pela paz no mundo como fez São Francisco de Assis no seu tempo, que ainda ressoa no nosso, e foi em Assis, diante do túmulo do Santo, em Assis, que os líderes religiosos, de diferentes religiões, assinaram uma declaração conjunta na qual assinalavam a necessidade de uma colaboração urgente e permanente entre católicos, ortodoxos e demais religiões; o respeito, da missão de enfrentar à perseguição dos cristãos no Oriente Médio, África, e no mundo todo, o diálogo inter-religioso. O apostolado franciscano se baseia nos princípios da caridade, paz, justiça e ecologia integral.