Candidatos a prefeito assinam termo de compromisso do Codecam

Os três candidatos confirmados nas convenções para prefeito de Campo Mourão (Nivalda Sguissardi, Rodrigo Salvadori e Tauillo Tezelli) receberam e assinaram, na tarde desta sexta-feira (18), um Termo de Compromisso elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam). O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam) e também transmitido por live.

Segundo o presidente do Codecam, Newton Leal, o documento foi elaborado a partir de discussões com as câmaras temáticas e o Conselho Estratégico. “O intuito principal é perpetrar projetos e ações que já vinham sendo desenvolvidas e ainda permitir que projetos e ações que estavam sendo pensados, possam ter sua exteriorização, para além do papel. É uma maneira de assegurar e salvaguardar ações prósperas que foram deixadas por outras gestões, para que continuem servindo a sociedade”, pondera o presidente.

Além de projetos em andamento nas secretarias, o documento traz as propostas que estão em discussão nas Câmaras Temáticas do Conselho. “As discussões de diversas reuniões se tornaram apontamentos em diversas áreas que podem resultar em impactos no desenvolvimento econômico do município”, acrescenta o presidente.

Após assinar o documento, a candidata Nivalda Sguissardi (PT), que é bancária, apresentou seu currículo, com ênfase no envolvimento em movimentos sindicais e participação no Conselho de Saúde, onde foi presidente. Ela disse que tem realizado reuniões com especialistas de diversas áreas para elaboração do plano de governo e que a maioria dos itens está contemplada no documento do Codecam. 

“Um dos nossos principais legados foi a criação dos nove conselhos municipais e o envolvimento da comunidade. Diante de minha história registro minha satisfação em estar em um evento organizado por um conselho, que é de extrema relevância para quem, como eu, prima por um governo participativo”, ressaltou. 

O candidato Rodrigo Salvadori (Progressistas) enalteceu a iniciativa do Codecam, lembrou que foi secretário estadual e que apesar da ideia ter surgido em Campo Mourão na década de 90, Maringá já trabalha com o modelo de gestão proposto pelo Codecam. Ele também elogiou o atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Facco na gestão da área de desenvolvimento da cidade.

Salvadori fez questão de dizer que é contra a reeleição. “Não sou político profissional, nem vou ser. Minha ideia é devoção, trabalho, agradecer, voltar para minha casa e deixar com que novas pessoas, outras ideias, inovação, renovação, aconteça no nosso município”, salientou.

Candidato a reeleição, o prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania) repetiu o que tem dito em entrevistas à imprensa sobre a dificuldade de administrar com pouca receita própria e a burocracia do serviço público. “Poucos sabem que o município gasta 68 por cento dos recursos livres com folha de pagamento”, observou. 

Ele disse que sua gestão sempre buscou parcerias dos representantes políticos e da sociedade organizada. “Se o município não tivesse feito um trabalho de união, de busca de parcerias, nada teria acontecido. Se hoje temos 200 milhões para investir em Campo Mourão, 20 por cento são financiamentos, o resto recursos dos governos do Estado e Federal”, sintetizou.