Carmelo define programação da novena à Padroeira Nossa Senhora do Carmo
O Carmelo Nossa Senhora do Carmo, de Campo Mourão, definiu a programação da novena em celebração à Santa Padroeira Nossa Senhora do Carmo. Será de 7 a 16 de julho, com celebrações às 19 horas, conduzidas por padres de diferentes paróquias da Diocese. O Carmelo fica na rodovia BR-369, saída para Cascavel, próximo ao Seminário São José.
Neste ano, o tema será o Jubileu da Esperança: “Com Maria, peregrinos de Esperança!”. “Serão nove dias de muita oração com Maria, nossa Mãe e Irmã, a Patrona de nosso Carmelo”, comentam os organizadores.
A celebração se inicia no dia 7 de julho com o tema “A Virgem do Carmo e as Virtudes Teologais Fé, Esperança e Caridade”, com o Frei Julio. No dia 8, o Padre Roberto César de Oliveira abordará “A esperança na Palavra: Maria que medita e guarda tudo no coração”. No encerramento, Dom Evandro Luis Braun, novo bispo da Diocese de Campo Mourão, celebrará a solenidade de Nossa Senhora do Carmo.

O Carmelo
A comunidade do Carmelo Nossa Senhora do Carmo, de Campo Mourão, foi fundada a pedido do Bispo de Umuarama, Dom José Maria Maimone, ao Carmelo de Porto Alegre, com apoio das comunidades de Caxias do Sul e São Leopoldo.
As fundadoras foram Madre Luiza Maria do Coração Eucarístico (falecida em junho de 2024) e irmã Dolores de Jesus Crucificado. A licença para fundação foi dada em 11 de dezembro de 1983, com ereção canônica. A sede atual foi construída a partir de 1988, sendo a capela consagrada em julho de 1993 e a obra concluída em outubro de 1996.
Oração por vocação
As irmãs carmelitas vivem em clausura, dedicadas à oração diária. Saem apenas em casos de extrema necessidade. O contato com visitantes ocorre por meio de grades, em horários estabelecidos. Nas missas, assistem de uma cela reservada.
Elas mantêm uma página no Facebook: facebook.com/carmelocampomourao, onde interagem, recebem pedidos de oração e postam horários de missa.
Santa Padroeira
A devoção à Nossa Senhora do Carmo teve origem no século XII, no Monte Carmelo, na Palestina, por um grupo de eremitas. “Carmo” ou “Carmelo” significa jardim. O profeta Elias é considerado patriarca da Ordem dos Carmelitas, que venera a Virgem Maria como Bem-Aventurada Virgem do Carmo.
A perseguição muçulmana levou os carmelitas à Europa, espalhando a devoção. Entre as formas de devoção está o uso do escapulário, símbolo de confiança e proteção.
Serviço
O Carmelo de Campo Mourão fica na rodovia BR-369, saída para Cascavel, próximo ao Seminário São José.
Programação completa
Dia 7 de julho – Segunda-feira
A Virgem do Carmo e as Virtudes Teologais Fé, Esperança e Caridade
Celebrante: Frei Julio OCD
Dia 8 – Terça-feira
A esperança na Palavra: Maria que medita e guarda tudo no coração
Celebrante: Padre Roberto César de Oliveira
Dia 9 – Quarta-feira
Peregrina da Esperança: A fé de Maria no escuro do mistério
Celebrante: Padre Jilliard Adolfo de Sousa
Dia 10 – Quinta-feira
O “Sim” de Maria: A Esperança que se faz obediência e entrega
Celebrante: Padre Rômullo Ramo Gonçalves
Dia 11 – Sexta-feira
Maria, fonte viva de Esperança e confiança em Deus
Celebrante: Padre Genivaldo Barbosa
Dia 12 – Sábado
Maria, Serva do Senhor: Ícone da Igreja
Celebrante: Padre Alex Junior Ripar de Paiva
Dia 13 – Domingo
Maria, mulher de Esperança, âncora de salvação
Celebrante: Padre Adailton Ludovico
Dia 14 – Segunda-feira
Maria diante da Cruz: Silêncio, esperança e confiança
Celebrante: Padre Aédio Odilon Pego
Dia 15 – Terça-feira
Maria no Cenáculo: Mestra de oração e fraternidade
Celebrante: Padre Milton Grégory Greco
Dia 16 – Quarta-feira
Solenidade de Nossa Senhora do Carmo
Celebrante: Dom Evaristo Luis Braun – Bispo da Diocese de Campo Mourão