Casa de Passagem de Campo Mourão precisa de doações de material de limpeza

A Casa de Passagem São Bento José Labre, em Campo Mourão, que atende moradores em situação de rua e trecheiros, está precisando da ajuda da população com doações de materiais de limpeza, especialmente desinfetante. Detergente e água sanitária também estão na lista de prioridades. Mas podem ser doados também sabão em pedra, sabão em pó, entre outros produtos.

De acordo com a coordenação da entidade, moradores que puderem doar e não conseguirem levar até o local, podem ligar no número (44) 9.9115-8758 que um representante da Casa vai até o local para buscar o material. Já quem puder levar diretamente ao endereço, a Casa de Passagem fica localizada na Rua Edmundo Mercer, Nº 26, no Jardim Vitória Régia, próximo ao Corpo de Bombeiros.

Com os dias mais frios, a procura por abrigo no local aumenta. Com isso, a entidade vem atuando com a sua capacidade máxima, até mesmo antes do frio. O coordenador do local, frei Simplício José de Maria Virgem, disse recentemente em entrevista à TRIBUNA que toda ajuda é bem-vinda. Entre os itens que também podem ser doados estão: roupas masculinas (já que o maior público que passa pelo local são homens), como calças, camisetas, meias e até cuecas, assim como calçados – sapatos, tênis e chinelos. É importante que as peças estejam em bom estado de conservação.

Conforme frei Simplício, muita gente chega ao local somente com a roupa do corpo e muitas vezes até descalço. “E não conseguimos comprar. Tudo é de doação”, falou ele na ocasião. Por dia, uma média de 22 pessoas é atendida pela casa de passagem de Campo Mourão. Os moradores pernoitam no local. A entidade fornece jantar e café da manhã aos acolhidos. O estabelecimento tem capacidade para abrigar 24 pessoas, sendo 20 vagas para homens, 4 para mulheres e duas vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais.

Além de roupas e calçados, a entidade precisa também constantemente da doação de alimentos não perecíveis como arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, leite, café, farinhas e proteínas, além de material de limpeza. Diariamente, são lavados lençóis e fronhas utilizadas pelos abrigados, além da limpeza de todo o local. Além disso, os próprios moradores têm um local para lavar suas roupas. Isso eleva significativamente o consumo de material de limpeza.

Números

A Casa de Passagem presta um trabalho fundamental no município a moradores em situação de rua. De 2023 para 2024, foi registrado um aumento de 1.600 pessoas em situação de rua atendidas pelo estabelecimento.

Há regras para o serviço. A triagem dos acolhidos inicia às 17 horas. Recebem banho e jantam no local. O jantar é servido às 19 horas. Às 20 horas, é feita a recolhida para o pernoite. No outro dia, o café é servido às 8 horas e os acolhidos voltam às ruas.

A permanência dos acolhidos na casa de passagem é de até três meses, de acordo com o comportamento. São pessoas de diversas cidades do Paraná e estados, com número maior de São Paulo, além de estrangeiros que passam pelo local.

Serviço

Vale ressaltar que a prioridade no momento é de doações de materiais de limpeza, como desinfetante, detergente e água sanitária. Quem puder contribuir pode levar os materiais diretamente à Casa de Passagem, localizada na Rua Edmundo Mercer, 26, Jardim Vitória Régia. Quem quiser doar, mas não tiver condições de levar os produtos até o local, basta ligar no telefone (44) 9.9115-8758 que os responsáveis pela casa buscam no local.