Castrações de animais agendadas para esta quinta, na Vila Guarujá, foram adiadas

Devido a previsão de bastante chuva para esta quinta-feira (18), as castrações gratuitas de cães e gatos programadas para atender moradores da Vila Guarujá foram adiadas para o próximo dia 30. A informação é da voluntária da Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS), Amanda Tonet.

“As castrações seriam realizadas em um local aberto na Escola da Vila Guarujá. Como tem previsão de bastante chuva achamos melhor adiar”, informou. Segundo Amanda, os inscritos foram avisados sobre a medida.

Por outro lado, os procedimentos que estavam agendados para sexta-feira (19) estão mantidos. O Castramóvel atenderá no estacionamento da Unidade de Saúde do jardim Cidade Nova, das 8 às 17 horas. O serviço será oferecido também no sábado (20).

O projeto funciona em parceria entre a PAIS e prefeitura do município que já tem um cronograma pré-definido até fevereiro de 2023. Praticamente todos os bairros da cidade serão atendidos neste período. Em agosto, serão atendidas as regiões da Vila Guarujá, Vila Carolo, Jardim Isabela, Conjunto Fortunato Perdoncini, Cidade Nova, Cidade Alta I e II, Residencial Arnaldo Bronzel e bairros adjacentes. Este mês 120 animais serão castrados.

Conforme as regras do programa municipal, apenas um animal por endereço será castrado. O pet pode ser de qualquer porte, desde que tenha idade entre 6 a 7 meses. As famílias atendidas deverão estar inscritas no Programa Bolsa Família ou ter renda máxima de até 2 salários mínimos.

O projeto Castramóvel entra em funcionamento dois anos após a prefeitura adquirir o castramóvel para ser utilizado em procedimentos de castração cirúrgica para o controle de natalidade de animais domiciliados e semi-domiciliados.

O trailer não motorizado é equipado para funcionar como um centro cirúrgico, para realizar serviços de castração de cães e gatos em todas as regiões do município, inclusive na zona rural, visando minimizar os impactos de abandono e maus-tratos aos animais. O Castramóvel é equipado com ar condicionado, sala pré-operatória, sala cirúrgica, sala pós-cirúrgica e banheiro. É praticamente uma clínica móvel.

“A ação é fundamental para um controle efetivo da população de animais em Campo Mourão”, frisou Amanda, ao lembrar a população sobre a guarda responsável. Ela ressaltou que muitos moradores adotam animais e algum tempo depois soltam nas ruas. A prática é crime e pode levar à prisão.