Catedral de Campo Mourão promove novena de São José

Com o tema central “Celebrando a santidade de São José: Corações ardentes, pés a caminho”, a Catedral São José de Campo Mourão está realizando a novena em homenagem a São José, padroeiro do município. As celebrações da novena prosseguem até o sábado (18). O santo é comemorado no domingo, dia 19.

No sábado, último dia da programação, a novena, que terá como tema, “Celebrando a santidade de São José: Corações ardentes, pés a caminho”, será celebrada pelo bispo diocesano, dom Bruno Versari, às 19 horas.

A cada dia a novena é presidida por um padre diferente, sempre no mesmo horário (19hs), com a imagem do padroeiro sendo conduzida para alguma entidade ou empresa da cidade, onde permanece até o dia seguinte, quando é levada novamente para a Catedral para continuar o rodízio.

Nesta quinta-feira (16), a celebração será conduzida pelo padre Adilson. Em seguida, a imagem de São José imagem será levada até a Unespar. Na sexta-feira (17), o celebrante será o padre Waldir. Neste dia, o padroeiro retorna para a Catedral, onde será mantido para a celebração do dia seguinte.

A imagem já passou pelo Colégio Santa Cruz, Rodoviária, Hospital Pronto Socorro, Apae e Prefeitura. Devido ao dia de São José cair no domingo da Quaresma, a celebração será antecipada para o sábado, 18.

“A novena de São José é tradicional em Campo Mourão, pois celebra não só o padroeiro do município de Campo Mourão, mas também a diocese e a primeira paróquia da diocese. A festa solene acontecerá no dia 18 de março, já que estamos no Tempo Quaresmal, e nos domingos da Quaresma a igreja respeita a liturgia dominical”, ressaltou o bispo.

São José

O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março. Esta é uma data religiosa que celebra a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo. São José é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo. São José é conhecido também como José de Nazaré, José, o Carpinteiro e São José Operário, por causa da sua profissão, informação que podemos obter na Bíblia. Por esse motivo, no feriado do Dia do Trabalho – 1º de maio, é celebrado o Dia de São José Operário.

São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, além de Patrono Universal da Igreja Católica. Em Portugal, o Dia dos Pais é celebrado no dia de São José. De acordo com a Bíblia, José era noivo de Maria, e por ser um homem justo foi escolhido para ser o pai terreno de Jesus. Para tanto, um anjo apareceu em sonhos para que ele não rejeitasse Maria, uma vez que ela apareceria grávida apesar de não ter tido relações com José. O filho de Maria era Jesus, o Filho de Deus.

Quando Jesus estava perto de nascer, José e Maria tiveram que viajar para Belém a fim de fazerem o recenseamento, conforme tinha sido obrigado pelo governo romano. Os locais para dormir estavam cheios e José teve que passar a noite numa gruta com Maria, onde nasceu Jesus. Ainda de acordo com a Bíblia, José esteve presente na criação de Jesus e sustentou sua família com o seu trabalho de carpinteiro.

Na tradição popular brasileira, no Dia de São José é comum fazer a “simpatia das frutas”, o que tem como intuito conquistar um objetivo muito almejado. Normalmente, esta simpatia é feita pelas pessoas que desejam arranjar um bom casamento.

“São José inspira os esposos na relação a dois, uma vez que o casal é para a Igreja a lembrança permanente daquilo que aconteceu na cruz; são um para o outro, e para os filhos, testemunhas da salvação, da qual o sacramento os faz participar. Guarda providente da Sagrada família, trabalhador incansável, presença marcante sempre junto a esposa e ao filho, assim vemos São José”, resume o bispo Amilton Manoel da Silva, de Guarapuava, membro da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude CNBB, no jornal Servindo, da Diocese de Campo Mourão

Programação e tema

09/03 – Com São José, queremos celebrar a vocação, Graça e Missão;
10/03 – Com São José, queremos entender a vocação humana;
11/03 – Com São José, queremos viver a vocação cristã como encontro com Nosso Senhor Jesus Cristo;
12/03 – Com São José, queremos viver o serviço na comunidade entendendo nossa vocação eclesial;
13/03 – Com São José, queremos viver nossa vocação laical sendo sal da terra e luz do mundo;
14/03 – Com São José, queremos testemunhar o amor na vocação matrimonial como serviço à vida no mundo;
15/03 – Com São José, queremos rezar pela vocação à vida consagrada: a beleza da pertença a Deus em suas diversas expressões;
16/03 – Com São José, queremos viver a vocação do serviço aos mais necessitados com o diaconato permanente na Igreja;
17/03 – Com São José, queremos rezar pedindo ao dono da Messe vocações que se espelhem no Coração de Jesus, na Vocação Sacerdotal e no Ministério Episcopal;
18/03 – Celebrando a santidade de São José: Corações ardentes, pés a caminho.