Cavalos soltos em via pública oferecem risco de acidentes em Campo Mourão

Uma moradora do Conjunto Cidade Alta II, em Campo Mourão, flagrou e fotografou pelo menos três cavalos soltos em plena via pública, na manhã desta quinta-feira (13), oferecendo risco de acidentes aos usuários.

O registro foi feito na Avenida Sebastião Batista Salvadori, próximo ao Cemitério do Prever, entre os bairros Cidade Alta II e Residencial Arnaldo Walter Bronzel, enquanto a moradora se deslocava ao trabalho. Os animais estavam soltos, pastando nos canteiros centrais de uma pista de caminhada da avenida, circulando de um lado para o outro, inclusive, na pista de rolamento.

Conforme a moradora, os bichos ficam soltos no local frequentemente. Tando durante o dia, quando à noite, o que aumenta ainda mais o risco de acidentes, já que a visibilidade diminui ao anoitecer.

A orientação do município a moradores que flagrarem estas situações é acionar a Secretaria de Controle, Fiscalização e Ouvidoria pelo telefone (44) 3518-1177, ou registrar a denúncia via site: https://campomourao.atende.net/autoatendimento/servicos/ouvidoria-municipal/detalhar/1.

Recentemente, após várias denúncias relacionadas a cavalos soltos em vias públicas, fiscais do município flagraram pelo menos três animais às margens da Rua Araruna, na saída da cidade e notificaram o proprietário.

De quem é a responsabilidade?

Em casos de acidentes com animais soltos em vias públicas, o Código Brasileiro de Trânsito prevê que quando o animal é de particular, a responsabilidade civil é do proprietário do bicho. “O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior”, diz.

Em todo caso, a melhor opção é sempre redobrar os cuidados para evitar este inconveniente. Ao encontrar animais na pista reduza a velocidade, não buzine para não assustá-lo, não pisque os faróis ou jogue luz sobre o animal se for à noite. Feche os vidros do veículo ao passar perto de animais de grande porte, se for necessário ultrapassar, siga por trás dos bichos e depois de ultrapassar, sinalize para os motoristas que vêm em direção oposta sobre o perigo, piscando os faróis.