Matrículas para Centro de Apoio e Desenvolvimento do Idoso da Unespar encerram nesta quinta-feira

O Centro de Apoio e Desenvolvimento do Idoso (Cadi) está com matrículas abertas para pessoas acima de 60 anos de idade que tenham interesse em desenvolver diversas atividades, como produção de artesanatos, assim como atividades culturais e acadêmicas. As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, diretamente na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, até esta quinta-feira (29).

✅ Siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp

O início das aulas está programado para o mês de março, sendo que o atendimento acontecerá todas as terças e quintas-feiras, das 14 horas às 16h30, no laboratório de Pedagogia do campus de Campo Mourão da Unespar. A característica do projeto é o atendimento, em todos os âmbitos, às pessoas com mais de 60 anos, conforme o Estatuto da Pessoa Idosa. Além de atividades de ateliê, são oferecidos palestras, cursos, oficinas, sessões fílmicas, rodas de conversa, círculos de cultura, visitas e contação de histórias.

As atividades são conduzidas por voluntários, tanto docentes quanto estudantes, assim como bolsistas do projeto e estagiário da universidade. Embora seja destinado ao público idoso em geral, atualmente há predominância do público feminino, com 39 mulheres matriculadas. Entre as participantes, dona Maria Dolores é um exemplo de que não há limite de idade para frequentar as tardes. Com 95 anos, ela é a participante com maior idade do grupo.

As ações proporcionam diversos benefícios a quem participa. “É um bem-estar que esse ambiente promove entre elas, de amizade, interação, trocas, aprendizagens mútuas também, porque algumas delas, além de alunas, são também voluntárias, no sentido de ensinar o crochê, a pintura, o tricô”, falou a professora Divania Luiza Rodrigues, atual coordenadora do Cadi. O momento também acaba funcionando como um espaço ‘terapêutico’ e de cuidado com a saúde mental. “Muitas têm problemas de depressão, solidão, então, acaba gerando essa identidade”, completou.

Destino das produções

Embora sejam produzidos diversos itens artesanais pelas integrantes do Cadi, o foco, no início do projeto, não é realizar a venda deles. “Tem uma carga emocional nessas produções, de não desapegar”, comentou a coordenadora, ao complementar que hoje as senhoras já veem a comercialização dos produtos como uma possibilidade real para fazer uma renda a mais, visto que a maioria é aposentada.

Enquanto os integrantes do projeto estruturam essa possibilidade, muitas das produções das idosas do Cadi continuam sendo destinadas para doação. “A última campanha que elas fizeram foi dos itens de inverno, que elas produziram toucas e cachecóis para o Hospital do Câncer, na Santa Casa, para pessoas em situação de rua, por meio da Secretaria de Assistência Social, e para o Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Ana”, ressaltou Divania, dizendo que foram confeccionadas mais de 300 peças novas e exclusivas.

História do Cadi

O Cadi é um projeto de extensão universitário que foi criado em 2015, pela professora Yeda Maria Pavão, na época, do colegiado de Administração, em parceria com a então aluna de Iniciação Científica Jéssica Rodrigues, dentro da disciplina de Empreendedorismo Social.

A proposta era para realizar levantamento de estudos a respeito de atendimentos a pessoas idosas da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão). “Foi desse levantamento que surgiu a ideia do Cadi”, disse a professora atual coordenadora, Divania.

Desde setembro de 2021, o projeto passou a fazer parte, juntamente com outros de diferentes campi, do Programa de Extensão Unespar 60+. A docente Divania assumiu voluntariamente a coordenação geral do Cadi, pelo colegiado de Pedagogia, quando a professora fundadora do programa se aposentou, em 2022. A professora Yeda continua participando como voluntária.

Serviço

Pessoas idosas interessadas em participar do Cadi podem ir até o laboratório de Pedagogia, na Unespar de Campo Mourão – Avenida Comendador Norberto Marcondes, nº 733, centro –, das 13h30 às 17h30 ou entrar em contato, via WhatsApp, pelo número (44) 99813-6322. Para mais informações, também é possível enviar e-mail para [email protected]. As atividades e notícias sobre o Cadi podem ser acompanhadas no Instagram oficial do projeto, pelo @cadiunespar