Chuva acompanhada de fortes ventos derruba árvores e assusta moradores em Campo Mourão

Após uma terça-feira bastante abafada – com temperatura que chegou aos 33ºC – a chuva veio durante a madrugada, em Campo Mourão. Mas em forma de tempestade. Acompanhada de fortes ventos, descargas atmosféricas e grande volume de água. Assustando moradores. O temporal caiu por volta das 2 horas. Durou entre 20 a 30 minutos, o suficiente para deixar várias árvores caídas pela cidade. E muita sujeira.

A madrugada foi de bastante trabalho ao Corpo de Bombeiros. A guarnição – composta pelo tenente De Lima, soldado Paola e alunos soldados Jéssica e Cabral- praticamente amanheceram retirando árvores caídas sobre as ruas para desobstruir as vias. Foram vários os chamados. A região mais atingida foi a Asa Leste da cidade, a partir do jardim Isabel, próximo ao Cemitério Municipal.

Foram registradas quedas de árvores também na Avenida José Custódio de Oliveira (centro), Avenida Pedro Viriato Souza Filho, próximo a Unidade Pronto Atendimento (UPA), no jardim Aeroporto, rodovia PR-558 entre Campo Mourão e Araruna, além de galhadas espalhadas por toda a cidade.

Em alguns bairros, os moradores ficaram sem energia elétrica por cerca de uma hora. Apesar do susto, não houve maiores danos como destelhamentos de residências ou pessoas feridas.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tempestade foi causada pelo encontro de uma massa de ar frio advinda do Sul do País com um ‘bolsão’ de ar quente causando fortes ventos.

O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, informou que o tempo continua bastante instável nas próximas 48 horas devido a uma frente fria que avança pelo Oceano na altura do Sul do País, favorecendo a formação de áreas e linhas de instabilidade no Estado. “As condições de abafamento persistem. Há risco de tempestades nas diversas regiões do Estado. Ou seja, deve chover forte com descargas atmosféricas e rajadas de ventos”, alertou.