Chuva em agosto ficou 95,3% abaixo da média histórica em CM

A chuva em agosto em Campo Mourão ficou 95,3% abaixo da média histórica para o mês. Para o período, eram esperados 75 milímetros, mas foram registrados apenas 3,6 mm, de acordo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A única chuva registrada no mês, no município, ocorreu no sábado (3, 6 mm), último dia de agosto.

De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto, o acumulado deste fim de semana foi de 23,6 mm – (3,6 mm sábado e 20 mm no domingo). A última chuva considerável em Campo Mourão havia sido registrada no dia 15 de julho (9 mm). Ainda vai permanecer com pouca chuva. Esta semana a condição é para tempo estável, informou Ana Beatriz.

Durante agosto, as massas de ar frio chegaram com forte intensidade na região, provocando quedas de temperatura. Mas, devido à baixa umidade, mesmo com as passagens das frentes frias que provocaram a mudança no tempo, não houve formação de áreas de instabilidade suficientes para provocar precipitação. Desta forma, o volume acumulado foi baixo.

De acordo com Ana Beatriz, a média histórica de chuva para o mês de setembro é de 145 milímetros. Contudo, a primeira quinzena do mês se mostra bem seca, com tempo mais estável. Pode ser que ocorra uma chuva ou outra de forte intensidade fazendo com que o volume fique dentro da média, observou a meteorologista.

Conforme o Simepar, as chuvas do fim de semana atingiram toda a região, amenizando os efeitos a estiagem prolongada. Em alguns municípios, famílias de comunidades rurais já estavam enfrentando falta de água. Com o retorno das chuvas, os produtores rurais iniciam a partir desta semana o plantio da soja na Comcam. O Departamento Rural de Agricultura (Deral) está concluindo um levantamento da área de soja na região de Campo Mourão.

Temperatura

A semana será de temperaturas agradáveis conforme o Simepar. Os termômetros deverão marcar entre 25ºC a 34ºC (máxima) e 12ºC a 20ºC (mínima). A umidade relativa do ar varia entre 30% a 60%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o índice fique acima dos 60%.