Ciscomcam suspende atendimentos ambulatoriais no período de lockdown

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comcam (Ciscomcam),  Rafael Brito do Prado (MDB), prefeito de Moreira Sales, assinou portaria na tarde desta sexta-feira (26), suspendendo os atendimentos ambulatoriais à comunidade enquanto vigorar o decreto do Governo do Estado do Paraná, que determinou lockdown em todo o Estado.

O decreto entra em vigor à 0h deste sábado (27) e tem validade até as 5 horas do dia 8 de março, podendo ser prorrogado. O objetivo é conter o avanço do coronavírus (Covid-19).  “Nós só vamos atender os exames de urgência e emergência solicitados pelos municípios. Não teremos atendimento ambulatorial neste período. Nossa parte administrativa também estará funcionando só meio período”, informou Brito.

Segundo ele, a medida foi tomada em consenso entre os secretários de Saúde dos municípios da região. “Não foi uma ação isolada do presidente. Os secretários foram ouvidos e também acharam necessário dar esta pausa com os atendimentos no consórcio”, falou. 

Brito ressaltou que o objetivo é reduzir a circulação de pessoas para conter a disseminação do coronavírus. “Imagina mandar todos os dias 300 a 400 pacientes para Campo Mourão enquanto temos um decreto determinando a restrição de circulação. Seria incoerente. Por isso estamos adotando as mesmas regras”, afirmou o prefeito. 

O Ciscomcam é mantido pelos 25 municípios da microrregião 12 e conta atualmente com 23 especialidades médicas credenciadas, além de laboratórios e clínicas de diagnósticos por imagens. São cerca de 400 consultas por dia, 12 mil/mês.

“Pedimos a compreensão da população. Neste momento crítico temos que tomar todas as medidas necessárias para conter o vírus. É uma luta pela vida”, acrescentou o presidente do Consórcio.