Colégio Agrícola de Campo Mourão está com inscrições abertas

O Colégio Agrícola de Campo Mourão está com inscrições abertas para o curso Técnico em Agropecuária na categoria ensino médio técnico integrado. O prazo encerra no próximo dia 15 de outubro. O público alvo é alunos que estão terminando o 9º ano (Ensino Fundamental). As inscrições poderão ser feitas na secretaria da instituição de ensino, ou pelo link doity.com.br/inscricoes2020.

A duração do curso é de três anos, em regime de internato ou semi-internato, em período integral (manhã e tarde). No sistema de internato o aluno permanece na instituição de ensino de segunda a sexta-feira, recebendo seis refeições diárias. No semi-internato o aluno permanece durante o dia, no período de aula, recebendo três refeições diárias.

O Técnico em Agropecuária será capaz de perceber de maneira sistêmica as implicações sociais, econômicas, ambientais, políticas e técnicas de sua atuação profissional, agindo para detectar os problemas e aplicar as soluções técnicas, de forma suficientemente criativa, sustentável, rápida e coerente com a realidade rural, destaca o diretor pedagógico da instituição, Amarildo Affonso.

Segundo ele, o técnico em agropecuária atua em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios de desenvolvimento sustentável, planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários e administra propriedades rurais. Também elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial, fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial, realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais, e atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, acrescentou.

Inscrições

Afonso lembrou que o candidato que optar por fazer a inscrição na diretoria da instituição deverá apresentar os documentos no dia da entrevista a ser agendada. É importante que seja colocado o endereço eletrônico (email) correto e o telefone atualizado para o retorno das informações ao candidato, explica.

São necessários no ato da inscrição os seguintes documentos: Histórico Escolar até 8ª ano e ficha individual, além do boletim do 9º ano; declaração de matrícula e freqüência atualizada e, em caso de conclusão do Ensino Fundamental, apresentar o Histórico Escolar; fotocópia do(s) comprovante(s) de renda familiar, documentos pessoais (Certidão de Nascimento, RG. e CPF) do candidato e RG e CPF dos responsáveis, juntamente com a conta de luz.

Em Campo Mourão, o Colégio Agrícola atende uma demanda regional, na sua maioria filhos de agricultores que buscam alternativas para a manutenção de sua propriedade e a melhoria da qualidade do trabalho e da vida no campo. Muitas vezes os agricultores fazem alguma coisa porque os pais e avós já faziam. Pode ser que aquilo esteja errado. Como 90% dos nossos alunos são filhos de agricultores, esperamos que eles voltem e corrijam o que não estiver certo. Acabem com isso melhorando a qualidade de vida da sua família, falou Affonso.

Histórico

O Colégio Agrícola foi criado em 1976 e iniciou as atividades em 1977. Na época, era mantido pela Fundescam (Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão), por meio da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão. Em 1982 recebeu o reconhecimento do curso de segundo grau regular com habilitação em Técnico Agropecuário.

A partir de 2004, criou-se a educação de Nível Técnico em Agropecuária, mantendo distintamente o Ensino Médio, passando a ser chamado de Colégio Agrícola Estadual de Campo Mourão com uma proposta curricular integrada ao Ensino Médio dos Centros Estaduais de Educação Profissional da Rede Estadual de Ensino Agrícola.

Serviço

Mais informações podem ser adquiridas junto ao Colégio Agrícola, pelo telefone (44) 9.9933-6655, ou pelo site: www.cpmcagricola.seed.pr.gov.br.