Colégio Agrícola de Campo Mourão poderá levar o nome do ex-deputado Darcy Deitos

O Colégio Agrícola de Campo Mourão poderá levar o nome do ex-deputado Darcy Deitos, deputado estadual no mandato de 1979/83 e federal constituinte entre 1987 a 1991. Ele faleceu em 2013, aos 69 anos. Deitos já tem uma rua e uma Unidade Básica de Saúde que leva seu nome na cidade.

A nomeação foi proposta pelo deputado Anibelli Neto (MDB), que apresentou o projeto de lei 922/2023, nesta semana, na Alep (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná). “Trata-se de uma homenagem ao empresário e político que deixou um legado significativo para o Estado”, justifica o parlamentar.

Quem foi Deitos

Darcy Deitos era natural de Jaborá (SC). Mudou-se para Campo Mourão em 1954, tornando-se uma figura emblemática na cidade. Além de deputado estadual e federal, Deitos também foi empresário do ramo hoteleiro.

Deitos deixou seu nome na história política do município. Foi ele o fundador, em 1974, do partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) da cidade. Sua contribuição para a política brasileira foi notável, especialmente durante sua participação na Subcomissão da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária, onde teve papel fundamental na elaboração do Capítulo III da Constituição da República Federativa do Brasil. Esse capítulo inseriu na Carta Magna princípios como a função social da propriedade rural, o estímulo à pesquisa e tecnologia, assistência técnica e extensão rural, além da preservação do meio ambiente.

O Colégio Agrícola Estadual de Campo Mourão, atualmente conhecido como Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola, teve suas atividades iniciadas em 1977 com o Curso Técnico em Agropecuária. Em 1982, recebeu o reconhecimento do curso de segundo grau regular com habilitação em Técnico Agropecuário. Desde então, a instituição tem sido um centro de excelência na formação técnica agropecuária, mantendo um compromisso contínuo com o ensino de qualidade.

O ex-deputado faleceu em 8 de outubro de 2013, aos 69 anos, devido a complicações de um câncer de esôfago, deixou um legado não apenas na política, mas também na comunidade de Campo Mourão. Além de Cidadão Honorário de Campo Mourão, em sua homenagem, a cidade denominou a Unidade de Saúde do bairro Jardim Tropical I e uma rua em um Residencial urbano com o nome de Rua Deputado Darcy Deitos.

Em 2023, o Centro de Documentação Histórica do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, da Fundação Cultural de Campo Mourão, recebeu um acervo documental relacionado a Darcy Deitos. Composto por mais de mil documentos da Assembleia Nacional Constituinte, incluindo pronunciamentos, emendas à constituição, recortes de jornais, encadernações e fotografias, esse acervo histórico foi doado pelos filhos de Deitos, Maximiliano, Alexandre e Patrícia, bem como por suas irmãs Beatriz e Ruth Deitos. A doação tem como objetivo preservar a memória desse momento crucial da política brasileira para as futuras gerações.

“A nossa homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho e o exemplo deixado por Darcy Deitos. O novo nome da instituição educacional representa um tributo ao seu legado duradouro, inspirando estudantes e educadores a seguir os passos desse grande líder e defensor da educação e do desenvolvimento agrícola no Brasil”, ressaltou o deputado Anibelli Neto.