Colheita da soja avança na região e atinge nesta semana 57% da área
A colheita da soja na safra de verão 2024/2025 foi intensificada na região de Campo Mourão, avançando significativamente. Conforme relatório do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a colheita atingiu nesta semana 57% da área semeada. Os dados consolidados são referentes até a segunda-feira (10).
Na regional do Deral de Campo Mourão, a área com soja é de 709.450 hectares. A estimativa de produção é de aproximadamente 2,8 milhões de toneladas. A área colhida representa mais de 404 mil hectares. De acordo com o agente técnico de Deral em Campo Mourão, Paulo Borges, até a segunda-feira, das lavouras em campo, 4% apresentavam condições ruins, 13% condições médias e 83% boas condições.
O relatório aponta também que 6% da cultura ainda se encontram no estágio de frutificação e 94% em maturação. “Essas áreas em frutificação foram aquelas semeadas mais tardiamente”, observou Borges.
Em relação ao milho 2ª safra, a semeadura atingiu 55% da área. Conforme o Departamento, a área de milho na Comcam é estimada em 450 mil hectares. A estimativa de produção é de aproximadamente 2,4 milhões de toneladas, uma média de 5,5 mil quilos por hectare. O relatório informa que 100% das culturas estão em bom desenvolvimento, sendo que 45% se encontram no estágio de germinação e 55% estão em desenvolvimento vegetativo.
Paraná
No boletim divulgado nesta quinta-feira (13) pela Divisão de Conjuntura Agropecuária do Deral, os dados apontam que foram colhidos mais 570 mil hectares de soja no Estado. Isso representa um avanço, comparativamente à semana passada, de 10 pontos percentuais, segundo o analista do Deral, Edmar Wardensk Gervásio.
Na semana anterior, o relatório apontava que estavam colhidos 23% da área total estimada de 5,77 milhões de hectares. Já nesta semana, o percentual saltou para 33%. No campo, restam pouco mais de 3,8 milhões de hectares para serem colhidos e o maior volume concentra-se na região sul, com aproximadamente 40%, e na região norte, com 35%. “As condições de lavoura permanecem estáveis, sendo 77% da área a colher considerada boa, 20% apresentam condição mediana e apenas 4% têm condição ruim”, informou Gervasio no boletim.