Com 227 vencedores, regional de Campo Mourão se destaca no Concurso Agrinho

Será realizado, na próxima segunda-feira (30), na região metropolitana de Curitiba, o evento de encerramento com premiação do Concurso Agrinho 2023, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR–PR). Nove ônibus da regional Senar Campo Mourão partirão rumo à cerimônia que fará a premiação dos 227 vencedores da região.

De acordo com Josiel Nascimento, supervisor regional Senar Campo Mourão, entre os vencedores estão alunos e professores da Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. As instituições de ensino de abrangência da região de Campo Mourão contemplam os quatro Núcleos Regionais da Educação (NREs) – Campo Mourão, Goioerê, Pitanga e Ivaiporã – e as 47 Secretarias Municipais de Educação. O concurso também foi aberto para instituições de ensino particulares.

Nascimento menciona que a participação do Ensino Médio, desde o ano passado, foi um fator que contribuiu para o considerável aumento de inscritos e contemplados. Essa etapa da educação básica começou a concorrer por meio da Redação Paraná, uma plataforma de produção textual da rede estadual de ensino.

Os prêmios serão destinados tanto a alunos quanto a professores, dependendo da categoria. Por exemplo, para os docentes, uma das áreas foi voltada à Experiência Pedagógica. Nascimento explica que os educadores precisaram desenvolver o trabalho com a turma, em sala de aula. “Se for contemplado, ele ganha o prêmio maior, que é um carro”, diz. Ele comenta que, dos 30 selecionados no estado para essa categoria, sete são da regional de Campo Mourão.

Em 2022 a professora de Peabiru, Talita Fernandes Machry, conseguiu o prêmio máximo, um carro. “Esse ano, ela está competindo de novo”, fala o supervisor, ressaltando que ela já passou na pré-seleção.

Ele menciona, ainda, que novos participantes se sentem motivados quando veem colegas premiados em edições anteriores. “Quando tem premiados no município, a adesão é bem maior”, afirma. Nascimento cita Peabiru como exemplo, pois, no ano anterior, teve só uma participante e levou a premiação máxima. Isso motivou, segundo ele, mais professores a se inscreverem para a edição deste ano. Assim, há quatro – só do município – que estão selecionados, na busca por trazer o prêmio principal para o município novamente.

Para os alunos contemplados, os prêmios são eletrônicos que variam entre tablets, chromebooks e smartphones. Além dos itens que incentivam os participantes a se empenharem no concurso, Nascimento chama a atenção para o aprendizado gerado em todo o processo. “É o maior programa do Sistema FAEP com a educação, e é na educação que a gente transfere, através do tema deste ano, que é ‘Sustentabilidade’, para os alunos, esse conceito. É muito interessante, principalmente para o conhecimento e o crescimento do aluno nesse tema”, destaca.