Com aprovação de Conselho, curso de Agronomia pode ser implantado já em 2025 na Unespar de Campo Mourão
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, poderá iniciar o tão aguardado curso de Agronomia já a partir de 2025. A informação é do diretor geral do Campus, professor doutor, João Marcos Borges Avelar.
É que nessa quinta-feira (14), o Conselho Universitário da Universidade, (COU) aprovou, por unanimidade, a proposta para implantação de Agronomia no campus de Campo Mourão. Avelar lembrou que a proposta é resultado de um amplo debate que tem sido feito junto à comunidade e visa à promoção do desenvolvimento regional.
A proposta para implantação do curso já havia sido aprovada em abril deste ano pelo Conselho Administrativo da Unespar (CAD), sendo aprovada agora pelo Conselho Universitário, órgão deliberativo máximo da universidade.
“Estamos trabalhando a partir de hoje para que com a aprovação do COU, o curso de Agronomia possa ser implantado já em 2025”, afirmou o diretor geral do campus da Unespar de Campo Mourão. O projeto do curso foi coordenado pela professora doutora Andréa Machado Groff. “Contou com o apoio de uma grande equipe de trabalho de docentes e de lideranças políticas da região”, ressaltou Avelar.
O curso de graduação em Agronomia foi pensado na busca da aplicação dos conhecimentos, a integração e o fortalecimento entre as diversas áreas. Os conteúdos estudados valorizarão os aspectos teóricos e práticos no escopo científico e tecnológico através do ensino, da pesquisa e da extensão.
Avelar ressaltou que a Comcam tem um grande potencial a ser desenvolvido nesta área, já que a região é predominantemente agrícola. Além disso, a cidade é sede da maior cooperativa agrícola da América Latina: A Coamo. O professor destaca que o curso da Unespar, quando em funcionamento, terá muito a contribuir com o setor, formando profissionais capacitados, que possam estudar e permanecer na região.