Com aumento de casos, Sanepar faz mutirão contra dengue neste sábado em Campo Mourão

Campo Mourão está em alerta total contra a dengue. A cidade chegou essa semana a 2.076 casos, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde. Como medida de amenizar a situação e prevenir que a doença continue avançando, a Sanepar promove neste sábado (13), um mutirão no município para reforçar as orientações à população. A ação terá apoio da Secretaria Municipal da Saúde. Será concentrada em residências da região do Lar Paraná. A meta é visitar pelo menos 1,5 mil imóveis.

De acordo com nota divulgada pela empresa, funcionários de várias unidades vão participar do mutirão em 30 cidades do Paraná. “A iniciativa faz parte de uma série de ações que a Companhia de Saneamento do Paraná vai realizar para ajudar a diminuir os focos do mosquito transmissor e, consequentemente, reduzir a proliferação da doença”, informou a Sanepar.

Os trabalhos serão feitos voluntariamente. Funcionários da Companhia irão esclarecer, durante as visitas, como os moradores podem evitar a formação de criadores do mosquito e vão entregar material impresso com informações sobre os primeiros sintomas da doença.

Durante o mutirão, os voluntários irão também fotografar terrenos e espaços com possíveis focos do mosquito para envio posterior para a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão. A mobilização será realizada das 9 às 13 horas.

Dengue na região

O cenário da dengue segue preocupante na Comcam. A região atingiu essa semana 13.295 confirmações. Além disso, foi registrada a segunda morte pela doença. Desta vez, a vítima era moradora de Araruna. Detalhes do paciente não foram divulgados. O primeiro óbito foi em Luiziana.

Comparado a semana anterior, foram computados 2.205 novos casos de dengue essa semana. A região soma ainda 23.538 notificações e 18.824 casos prováveis. Do total de confirmações, 12.441 são autóctones, quando o paciente é contaminado em seu município de origem.

De acordo com os dados, Campo Mourão é a cidade com maior número de casos: 2.076 confirmações, seguido de Roncador, com 1.585; Goioerê (1.430), Iretama (1.347) e Juranda (1.015).