Com chegada do inverno, Hemonúcleo de Campo Mourão convoca população para doar sangue

Com a chegada do frio, é comum a diminuição do estoque de sangue nos Hemonúcleos. Em Campo Mourão não é diferente. Isso ocorre por alguns motivos, como, por exemplo, hábitos mais caseiros e também por condições como resfriado e gripe nos doadores. Como o inverno é sempre motivo de preocupação neste sentido, o Hemonúcleo está convocando a população a doar sangue.

Neste período, as doações costumam reduzir entre 15% a 30%. Conforme a chefe do banco de sangue de Campo Mourão, Michele Cristine Araujo Berbet, a preocupação aumenta porque a demanda continua sempre alta. Ela lembra que o Hemonúcleo atende, além da Santa Casa e Pronto Socorro de Campo Mourão, hospitais de toda a Comcam. “Por isso com o frio temos essa preocupação sim”, ressalta.

Michele diz que a doação de toda tipagem sanguínea é ‘bem vinda’. Porém, nesta semana, por exemplo, a necessidade maior é de sangue O- e O+, cujos estoques já começam a atingir níveis críticos. “A nossa preocupação é sempre manter o estoque no ‘azul’, mas dependemos das doações”, diz, ao comentar que o Hemonúcleo vem fazendo a busca ativa dos doadores para que as doações sejam contínuas. “Não há substituto para o sangue, a doação é um ato único e indispensável para salvar vidas”, destaca.

Ela informa que o Hemonúcleo está com agenda aberta com bastante horário disponível para doações. Os doadores devem agendar o atendimento pelo WhatsApp (44) 9.9878-3811 ou site: www.saude.pr.gov.br/doacao.

O Hemonúcleo está atendendo a população para doações de sangue das 8 às 10h30 e das 13 às 15h30. O atendimento diário tem sido em média de 55 doadores. No entanto, a unidade tem capacidade para atender até 120 pessoas/dia.

Doação

Uma doação de sangue, ou seja, uma bolsa de 450ml, pode salvar até quatro vidas. Para ser doador voluntário é necessário ter entre 16 e 69 anos completos, sendo exigida a autorização e a presença do responsável legal para doação de menores de idade. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Homens podem doar sangue quatro vezes ao ano. Já as mulheres podem fazer três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes – plasma, hemácias, plaquetas e crio. Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, é importante ressaltar a necessidade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.