Com disparada de casos da Covid-19, Saúde de Campo Mourão implanta serviços e intensifica ações

Com uma média de 144,7 casos por dia de Covid-19, conforme último boletim divulgado pela prefeitura, para evitar ainda mais o agravamento da situação, que pode voltar a gerar o colapso no sistema público de Saúde, o município de Campo Mourão implantou serviços e está intensificando ações para o controle da disseminação do vírus. Somente na última semana a cidade registrou 1.013 casos da doença. Desde o início de janeiro a UPA, referência no atendimento de pacientes com sintomas da doença, vem registrando lotação praticamente todos os dias.

Entre os serviços, a secretaria de Saúde vem realizando uma força tarefa para a testagem rápida em massa de moradores com suspeitas da doença. A testagem foi disponibilizada na última semana, no Restaurar. Para se ter ideia, a demanda pelo serviço foi tão grande que a linha telefônica disponibilizada para o agendamento (3523-2548) ficou congestionada. Campo Mourão recebeu na semana passada três mil testes rápidos da Regional de Saúde e já solicitou a compra de mais seis mil.

Além disso, a partir desta segunda-feira (24), o Centro de Testagem Rápida, instalado ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, terá atendimento estendido até as 20 horas. Os testes são realizados por agendamento via telefone, cujo número já foi citado acima.

Além disso, a secretaria da Saúde manterá a presença de um médico no local. Segundo o secretário de Saúde do município, Sérgio Henrique dos Santos, o paciente que testar positivo já passará por consulta, recebendo atestado e a receita de medicação para que não seja necessário ir até a UPA ou Pronto Atendimento.

Santos lembrou que também a partir desta semana a Unidade de Saúde do Jardim Alvorada será exclusiva para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios leves, das 12 às 18 horas. “São estratégias que estamos adotando para atendimento à população neste momento em que os casos positivos da doença voltaram a subir de forma muito acentuada”, diz o secretário, em material enviado à imprensa pela assessoria de comunicação do município.

O grande número de casos confirmados nos últimos dias preocupa o secretário. A cidade tem 1.039 casos ativos da doença, ou seja, pacientes infectados com poder de transmissão do vírus. “Pelo percentual de pessoas que tem buscado atendimento e testado positivo a gente já esperava um número tão alto de casos”, frisou. Apesar do aumento expressivo de confirmações, graças a vacinação, as internações seguem baixas.

O secretário ressaltou que a importância de a população manter os cuidados de prevenção ao vírus para evitar a disseminação. Ou seja, a utilização de máscara, álcool em gel e o distanciamento social são medidas que devem continuar sendo adotadas pela população.