Com proximidade do retorno às aulas, PM reforça orientações de trânsito

O início do ano letivo de 2024 em Campo Mourão está marcado para esta segunda-feira (5), tanto na rede de ensino municipal quanto estadual. Com isso, o fluxo de pessoas e veículos circulando pela cidade aumentará, principalmente nas proximidades de estabelecimentos de ensino em horários de chegada e saída dos estudantes. Para evitar acidentes e transitar, seja com veículo ou a pé, pelas ruas com mais segurança, o 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) preparou um vídeo, reforçando as orientações para garantir os cuidados necessários durante a circulação pelas vias.

As dicas são especialmente para pais e responsáveis dos alunos, no momento de levar e buscar as crianças e os adolescentes nas escolas, porém muitas delas também servem para qualquer condutor ou pedestre que estiver circulando pelos locais. A primeira delas, apresentada pela soldado Greice Kelly Machado, é para que, ao se aproximar de um estabelecimento de ensino, é necessário reduzir a velocidade do automóvel, respeitando as sinalizações de trânsito.

Já para pedestres, a orientação é atravessar as vias sempre pelas faixas de pedestre. “Você que vai atravessar com seu filho, lembre-se: segure sempre pelo antebraço, assim você evita que ele se solte, e ambos podem chegar ao final da travessia de forma segura”, ressaltou a soldado. Outro ponto destacado foi a aglomeração de veículos que costuma acontecer nos horários de pico nas escolas, na entrada e saída dos estudantes.

Nesses casos, carros, ônibus ou qualquer veículo que esteja no local para deixar ou levar os alunos precisam respeitar a sinalização das placas, como indicação de embarque e desembarque escolares, onde não é permitido estacionar e há limite de vagas. As dicas não se restringem aos ambientes externos, mas também se estendem para os próprios veículos utilizados para transporte.

Para isso, é necessário usar dispositivos de segurança adequados, de acordo com a idade e o tamanho da criança. Bebê Conforto, cadeirinha, assento de elevação são alguns dos exemplos lembrados por Greice, assim como cinto de segurança, que é de uso obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

Serviço

Em caso de emergência, a PM pode ser acionada pelos canais, via telefone ou aplicativo 190 ou disque denúncia 181.