Com quase 5 mil novos casos e 8 mortes, Covid-19 deixa saldo trágico em janeiro em Campo Mourão

Com quase 5 mil novos casos confirmados e 8 mortes pela Covid-19, janeiro deixou um saldo trágico em relação à pandemia em Campo Mourão. O mês, que encerrou nessa segunda-feira (31), fechou com 4.822 novas positivações e 8 mortes, sete a mais que dezembro, que registrou um óbito, elevando para 360 as vítimas fatais. A última vítima da doença foi uma senhora de 62 anos. Ela estava internada no hospital Santa Casa.

O número de pacientes infectados em janeiro deste ano é recorde desde o início da pandemia. Equivale a quase 40% (37%) do acumulado de confirmações durante todo o ano de 2021, que foram 12.962.

Os principais fatores para o aumento expressivo de infeções pelo vírus são a variante Ômicron, com maior poder de transmissibilidade, hoje responsável por cerca de 90% dos casos positivos no Paraná, conforme a Fiocruz; e também o relaxo de parte da população, que deixou de seguir medidas básicas de prevenção, como uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

Autoridades de saúde relatam também que o aumento está ligado às festividades de fim de ano e Ano Novo, época em que houve grandes aglomerações, contribuindo para a disseminação da Covid-19. O número de mortes só não foi maior ainda por causa da vacinação. Grande parcela dos moradores está imunizada contra o vírus, que protege contra complicações mais graves da doença.

Em Campo Mourão, desde o início da pandemia, antes de janeiro, o mês mais grave para a Covid-19 havia sido junho do ano passado, quando a cidade teve 2.770 novos casos confirmados. Porém naquela época, houve mais mortes porque o índice de vacinados ainda era muito baixo.

O mês encerrou também com elevação da taxa de ocupação de leitos hospitalares, que no fim do ano passado chegou a zerar. O último dia de janeiro estava com 75% de ocupação na enfermaria, enquanto na UTI/SUS, 30% e 20% na UTI convênios. No total são 14 pacientes internados, 9 na enfermaria e 5 na UTI.

Números

Campo Mourão acumula 21.093 casos de Covid-19, com 18.496 pacientes curados. Casos ativos apresentam números elevadíssimos: 2.237. A cidade tem ainda mais 133 moradores com suspeita de estarem infectados.

Nessa segunda-feira (31), o prefeito da cidade, Tauillo Tezelli (Cidadania) fez um apelo à população para que colabore no combate à doença. “Há uma disseminação comunitária do vírus e por isso pedimos que as pessoas continuem adotando os protocolos sanitários, como uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento na medida do possível”, ressalta, falou ele, após reunião do Comitê de Saúde.

O gestor pediu ainda que, se possível, eventos programados sejam adiados, assim como distanciamento de mesas em bares, restaurantes e afins. “Estamos pedindo a colaboração voluntária para que não seja necessário voltarmos a adotar medidas restritivas. Acreditamos que se houver colaboração em breve sairemos dessa”, alertou.

Até o momento, Campo Mourão aplicou um total de 185.772 vacinas contra a Covid-19. O secretário de Saúde do município, Sérgio Henrique dos Santos, ressalta que a população deve ficar atenta ao calendário de vacinação. “Já requisitamos junto a Secretaria Estadual de Saúde o envio de maior número de doses de reforço, que no momento estão em atraso”, disse ele.