Com voto e sem frota. O que aconteceu com as circulares no domingo de eleição?

No domingo (15), muito foi falado sobre a falta de circulares em Campo Mourão. Justo, no dia de eleição. Nas redes sociais, não foram poucas as pessoas questionando o serviço. Na verdade, o transporte público funcionou. Mas a partir das 13h. E, somente depois do Ministério Público pedir explicações à prefeitura.

Por sua vez, o município acionou a empresa responsável, a Viação Mourãoense. Que obedeceu e disponibilizou a frota.  A TRIBUNA entrou em contato com a Viação Mourãoense para saber o que realmente aconteceu. Em nota, a empresa alegou não ter recebido nenhum comunicado para operar a frota. Segundo ela, devido a pandemia, os veículos estão estacionados aos domingos e feriados.

No entanto, para o município, era dever da empresa colocar a frota nas ruas, indiferentemente de qualquer comunicado. Ainda mais, no dia 15 de novembro.  “É claro que, no dia das eleições, deveriam estar com os carros na rua. Assim como o fizeram nos últimos 30 anos”, afirmou o Secretário de Comunicação da prefeitura, Ricardo Borges. De acordo com ele, o município acreditou que os serviços estariam normais no domingo. O que não aconteceu.

Borges explicou que os carros foram às ruas a partir das 13h. Transportaram 11 pessoas durante toda a tarde. Num percurso de mais de 500 quilômetros. “Hoje todos têm carro. Moto. Ninguém deixou de votar porque não tinha o transporte público pela manhã”, disse. Para ele, o município ainda carregou o fardo de acusações políticas sobre o ocorrido.

Hoje, segundo o secretário, o município não possui controle sobre a frota ou que a Viação Mourãoense faz. “Sabíamos que os trajetos haviam sido reduzidos devido a pandemia. Mas não que eles não estavam atuando pela manhã de domingo”, disse. De acordo com ele, assim que o Ministério Público comunicou a prefeitura, imediatamente, cobraram uma posição da empresa para que atendesse a população. 

Nota da Viação Mourãoense 

“Desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, especificamente março de 2020, a empresa Viação Mourãoense Ltda, respeita e segue todas as diretrizes repassadas pelas autoridades de saúde e que devem ser observadas no transporte coletivo, visando manter a segurança dos usuários e dos seus colaboradores.

Nesse período e até o presente momento, as linhas de ônibus coletivos urbanos sofreram alterações em alguns itinerários e horários, sendo que em domingos e feriados não há a realização do serviço,  inclusive, pela enorme diminuição do fluxo de passageiros.

Especificamente com relação ao último domingo (dia 15-11-2020), essas regras foram respeitadas, até porque não houve qualquer outra comunicação, esclarecimento ou prévia solicitação de nenhum órgão público, repassando diretrizes e detalhes quanto ao transporte público no dia de eleição.

Contudo, em respeito aos eleitores e seguindo orientação do Ministério Público Eleitoral, ocorrida naquele próprio domingo, mesmo com as dificuldades operacionais e de convocação urgente de motoristas, a empresa tomou todas as medidas para a efetivação do transporte urbano, o que de fato ocorreu, possibilitando aos munícipes o deslocamento normal e com segurança.

Por fim, informa-se que os ônibus trafegaram regularmente pelas linhas/itinerários da empresa, sendo que das 13h até às 18h do domingo de eleição municipal, os coletivos percorreram 558km no perímetro urbano e transportaram 11 (onze) passageiros pagantes”.