Comcam tem “Dia D” neste sábado contra pólio e atualização da carteirinha

Atendendo a todas as determinações sanitárias vigentes durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os 25 municípios pertencentes a Comcam realizam neste sábado (17), o “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra poliomielite e multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. Com isso, os postos de saúde estarão atendendo das 8 às 17 horas.

A expectativa da 11ª Regional de Saúde é vacinar o maior número possível de crianças para aumentar a cobertura vacinal contra pólio, que segue bastante baixa em toda a região. Para se ter ideia, até quinta-feira (15) apenas 32,58% do público alvo havia tomado a vacina. A Regional espera vacinar na Comcam 17.146 crianças da faixa etária entre 12 meses a menores de 5 anos. A meta é imunizar 95% do público alvo.  A campanha encerra no dia 30 deste mês.

“O baixo índice de vacinação é muito preocupante uma vez que quem não vacinar fica desprotegido do vírus. Por isso reforçamos aos pais que levem seus filhos nos postos neste sábado. Sabemos que muitos não têm condições de ir durante a semana”, pediu o chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira.

Em alguns municípios a imunização não atingiu nem 10% do público alvo nesta campanha. Os menores índices de vacinação na região até quinta eram em Campo Mourão (9,25%); Altamira do Paraná (19,3%); Campina da Lagoa (24,27%); e Nova Cantu (30,22). A cidade com a maior cobertura vacinal era Corumbataí do Sul: 78,49%. Siqueira lembrou que os responsáveis devem levar consigo a carteirinha de vacinação.

Campo Mourão

Em Campo Mourão, todas as Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado (17), das 8 às 17 horas. A abertura oficial do “Dia D” da campanha será na UBS do Conjunto Avelino Piacentini, às 8h30. As UBS também emitem a declaração de vacinação, exigida na matrícula de crianças nas escolas das redes pública e privada.

A novidade deste ano é uma nova vacina oferecida pelo SUS: a meningocócica ACWY, para adolescentes de 11 e 12 anos e a Meningo C (13 e 14 anos). Elas entraram no calendário vacinal em 2020 como prevenção a quatro tipos de meningites.

“O dia D tem como objetivo atender aqueles pais que devido ao trabalho não tem oportunidade de levar os filhos durante a semana. É preciso levar as crianças de acordo com a faixa etária e não pode esquecer de levar a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS. E não esquecer também da máscara”, orienta o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

A campanha de multivacinação oferta 14 tipos de vacinas para crianças e adolescentes. A estratégia consiste em oportunizar um único momento para que as famílias possam estar imunizadas. Há vacinas contra o sarampo, meningite, rubéola, caxumba,  difteria, tétano, pneumonia e diarreia, entre outras. São doenças graves que provocam mortes de crianças e que podem ser evitadas.