Conferência Municipal de Assistência Social em Campo Mourão inicia nesta sexta-feira

Inicia nesta sexta-feira (6) a 16ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social em Campo Mourão, no Auditório do Centro da Juventude (Ceju) Itachir Tagliari, das 8 às 17 horas. A continuação do encontro será na próxima segunda-feira (9), no mesmo local, das 8 horas às 11h30. Para participar gratuitamente, basta realizar inscrição on-line acessando aqui.

Organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seaso), a conferência reunirá usuários dos Serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usuários e representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), representantes governamentais, futuros conselheiros, poder público que deseja participar e conhecer a política e a comunidade em geral.

“Eu quero deixar o convite à população, e principalmente aos usuários dos serviços de atendimento da Assistência Social, para conhecer a política de assistência do município de Campo Mourão e contribuir com propostas, saber como está acontecendo, o que precisa melhorar, o que precisa ser implantado”, convidou a presidente do conselho, Nágela Juliana da Silva Ferreira.

Com o tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o encontro municipal integra a etapa preparatória para a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Paraná e posterior 14ª Conferência Nacional de Assistência Social. Na cidade, serão debatidos seis eixos temáticos:

  • universalização do SUAS;

  • aperfeiçoamento contínuo e valorização profissional;

  • integração de benefícios e serviços socioassistenciais;

  • gestão democrática e comunicação transparente;

  • sustentabilidade financeira; e

  • proteção social às pessoas LGBTQIA+, com foco em acolhida, convívio familiar e autonomia.

Também será destinado um momento para realizar a eleição dos delegados que representarão o município na conferência estadual.

“Pré-conferências” foram realizadas em diversos pontos da cidade na semana passada, com o objetivo de levantar demandas e sugestões relacionadas às políticas públicas de Assistência Social no município

Pré-conferências

Na semana passada, a Seaso promoveu discussões em diferentes locais da cidade, em forma de “pré-conferências”, a fim de identificar as principais demandas e levantar sugestões relacionadas às políticas públicas de Assistência Social no município, contando com a participação popular. O momento aconteceu em três dias, no Ceju, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Campo Mourão (Sindiscam) e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Lar Paraná.

Nágela comentou que as necessidades identificadas são muitas e em diversos âmbitos. Ela destacou que, entre os pontos abordados, foram citadas a necessidade de ampliar o número de servidores públicos para atender à população nos novos equipamentos da área que foram e estão sendo inaugurados no município, de implementar políticas públicas voltadas à habitação e, ainda, de aumentar os repasses de recursos municipais, estaduais e federais para as OSCs.

Além disso, também foi discutida a implantação de novos serviços de atendimento para o público infantojuvenil de 7 a 14 anos e de mais serviços de atendimento às pessoas idosas, bem como de residência inclusiva para pessoas com deficiência. “Tivemos alguns avanços, mas as demandas da Assistência Social, assim como de outras políticas públicas, crescem conforme a população aumenta”, afirmou a presidente do conselho.


Serviço

  • 16ª Conferência Municipal de Assistência Social

  • Datas/horários: sexta-feira (6), das 8h às 17h; segunda-feira (9), das 8h às 11h30

  • Local: Auditório do Ceju Itachir Tagliari – Rua Robson Daciuk Paitach, nº 179, Jardim Aeroporto

  • Inscrição gratuita: acesse aqui